metropoles.com

Bolsonaro defende tirar de Paulo Freire título de patrono da Educação

Em Ribeirão Preto (SP), o presidente foi entrevistado pela repórter mirim Esther Castilho, de 8 anos, que tem um programa no YouTube

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Instituto Paulo Freire
Paulo Freire PF
1 de 1 Paulo Freire PF - Foto: Divulgação/Instituto Paulo Freire

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, nesta segunda-feira (29/04/2019), que o atual patrono da Educação do Brasil “vai ser mudado”. Sem se referir diretamente ao educador Paulo Freire (foto em destaque), que recebeu o título em 2012, Bolsonaro disse, em entrevista à repórter mirim Esther Castilho, de 8 anos, que “não teremos mais um patrono muito chato”.

“Não precisa falar quem é, que temos até o momento, que vai ser mudado. Estamos esperando alguém diferente. Quem sabe nós temos uma patrona da educação?”, comentou o presidente.

Na entrevista, durante viagem a Riberão Preto (SP), onde participou da abertura da Agrishow, o presidente repetiu discurso da campanha eleitoral, ao se posicionar contra a influência nas escolas públicas do método de alfabetização desenvolvido por Freire.

No entanto, o título de patrono da Educação foi conferido ao educador em 2012, após a aprovação de um projeto de lei. Ou seja: uma eventual mudança teria que ser chancelada pelo Congresso Nacional.

No final de 2017, a Comissão de Direitos Humanos do Senado rejeitou pedido, apresentado por meio de ação popular, para revogar o título de patrono de Freire.

Segunda entrevista
Essa foi a segunda vez que Bolsonaro foi entrevistado pela menina Esther Castilho, que tem um programa no YouTube. Em 2018, a pequena conversou com o militar da reserva enquanto ele fazia campanha eleitoral em Barretos, município de São Paulo.

“Estamos aqui com uma pessoa que eu gosto muito. Respeito, tenho muito carinho e admiração. Já entrevistei ele duas vezes. Estamos aqui com o meu amigo e presidente Jair Messias Bolsonaro. Tudo bem, Bolsonaro?”, questionou Esther, demonstrando intimidade. “É um prazer revê-la, porque tenho uma filha da sua idade. Talvez seja por isso que você é muito simpática à minha pessoa”, respondeu o presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?