metropoles.com

Bolsonaro começa a ingerir líquidos, mas alimentação segue na veia

Boletim médico informa que o presidente tem “boa evolução clínica, com melhora acentuada dos movimentos intestinais”. Sonda foi retirada

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Bolsonaro hospital
1 de 1 Bolsonaro hospital - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O boletim divulgado nesta sexta-feira (13/09/2019) pela equipe do Hospital Vila Nova Star informa que os médicos retiraram a sonda nasogástrica do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e que ele começou a ingerir líquidos. No entanto, a alimentação continua diretamente na veia.

De acordo com o documento, o chefe do Executivo apresenta “boa evolução clínica, com melhora acentuada dos movimentos intestinais”. Bolsonaro permanece sem dor e sem febre. Apesar da melhora, as visitas continuam restritas.

Assinam o boletim Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo (cirurgião-chefe), Leandro Echenique (clínico) e Antônio Antonietto (diretor médico do Hospital Vila Nova Star), além de Ricardo Peixoto Camarinha, médico da Presidência da República.

No último domingo (08/09/2019), o presidente foi submetido a uma cirurgia para a correção de uma hérnia. Essa foi a quarta intervenção relacionada ao atentado. O procedimento durou aproximadamente cinco horas.

Devido a complicações no quadro de saúde, na quarta-feira (11/09/2019), os médicos suspenderam a alimentação por via oral do presidente e colocaram uma sonda para alimentação direta na veia. O motivo teria sido uma distensão abdominal. Nesta sexta (13/09/2019), faz cinco dias que o chefe do Executivo se encontra no pós-operatório.

Confira o boletim médico na íntegra: 

“O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, apresenta boa evolução clínica. Permanece sem dor, afebril e com melhora acentuada dos  movimentos intestinais. Foi retirada a sonda nasogástrica e reintroduzida a dieta líquida. Está mantida a alimentação parenteral (endovenosa). Continua com fisioterapia respiratória e motora, deambulando pelo corredor. As visitas seguem restritas.

Direção médica responsável:
Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe
Dr. Leandro Echenique – Clínico e Cardiologista
Dr. Antônio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star
Dr. Ricardo Peixoto Camarinha – Médico da Presidência da República”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?