Bolsonaro tem boa evolução, mas segue com alimentação direto na veia

Novo boletim médico foi divulgado pela equipe que cuida do presidente. Expectativa é de que tenha alta nesta sexta-feira (13/09/2019)

Reprodução/Redes sociaisReprodução/Redes sociais

atualizado 12/09/2019 11:56

O boletim médico divulgado nesta quinta-feira (12/09/2019) pela equipe do Hospital Vila Nova Star aponta que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), apresenta evolução clínica favorável, mas continua com a alimentação direto na veia, por meio de uma sonda nasogástrica. De acordo com o documento, ele está sem dor, sem febre e tem recuperado progressivamente os movimentos intestinais.

Bolsonaro segue com a rotina de fisioterapia respiratória e motora. Os médicos também informaram que a cicatriz da cirurgia está em “bom aspecto”, sem quadro de infecção. Apesar da melhora, as visitas continuam restritas.

Assinam o boletim Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo (cirurgião-chefe), Leandro Echenique (clínico) e Antônio Antonietto (diretor médico do Hospital Vila Nova Star), além de Ricardo Peixoto Camarinha, médico da Presidência da República.

De acordo com o porta-voz da presidência, Otávio Rêgo Barros, a previsão é de que Bolsonaro receba alta nesta sexta-feira (13/09/2019). Porém, a decisão vai depender da retirada da sonda, que deve ser avaliada pela equipe médica ainda hoje. Com a liberação, o mandatário deve reassumir o cargo no mesmo dia e voltar a despachar no Palácio do Planalto.

No último domingo (08/09/2019), o presidente foi submetido a uma cirurgia para a correção de uma hérnia. Essa foi a quarta intervenção relacionada ao atentado. O procedimento durou aproximadamente cinco horas.

Devido a complicações do quadro de saúde, nessa quarta-feira (11/09/2019) os médicos suspenderam a alimentação por via oral do presidente e colocaram uma sonda para alimentação direta na veia. O motivo teria sido uma distensão abdominal. Hoje, faz quatro dias que o chefe do Executivo se encontra no pós-operatório.

No início da semana, o presidente compartilhou pelas redes um pouco da rotina no hospital. Na segunda-feira (09/09/2019), tomando café da manhã, postou um vídeo enquanto assistia ao “programa preferido”: o seriado mexicano Chaves. No dia seguinte, a assessoria enviou à imprensa imagens de Bolsonaro fazendo curtas caminhadas pelos corredores e usando meias de compressão.

Confira o boletim médico na íntegra: 

O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, apresenta evolução clínica favorável. Sem dor, afebril e com recuperação progressiva dos movimentos intestinais. Os exames laboratoriais seguem estáveis. Permanece com sonda nasogástrica, em jejum oral e alimentação parenteral (endovenosa). Mantém fisioterapia respiratória e motora. Feito curativo cirúrgico, com ferida operatória de bom aspecto. As visitas continuam restritas.

Direção médica responsável:
Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe
Dr. Leandro Echenique – Clínico e Cardiologista
Dr. Antônio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star
Dr. Ricardo Peixoto Camarinha – Médico da Presidência da República

Últimas notícias