metropoles.com

Após prisão de Lula, oposição anuncia obstrução da pauta na Câmara

Medida foi tomada após reunião de líderes na tarde desta terça (10/4). Partidos alegam “crise institucional”

atualizado

Compartilhar notícia

NILTON FUKUDA/ESTADAO
1512614523901
1 de 1 1512614523901 - Foto: NILTON FUKUDA/ESTADAO

As bancadas de partidos de oposição na Câmara dos Deputados anunciaram nesta terça-feira (10/4) que deverão manter uma “obstrução política” à pauta da Casa. A medida é um protesto contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além do apoio do Partido dos Trabalhadores, o movimento conta com a adesão de PDT, PSB, PCdoB e PSol.

A obstrução foi anunciada por parlamentares petistas após uma reunião de líderes nesta tarde. “A crise institucional é enorme. Não vamos dar trégua enquanto esta Casa não repor as garantias constitucionais não só do Lula, mas de quem quer que seja”, afirmou o líder da oposição, José Guimarães (PT-CE).

A estratégia é impedir a votação de matérias da Câmara durante toda a semana. Entre as pautas previstas, estão projetos como a regulamentação do lobby.

Segundo Guimarães, a decisão forçou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a marcar um café da manhã para esta quarta-feira (11) com lideranças na residência oficial da Câmara dos Deputados. “Será um debate apurado e suprapartidário”, garantiu o petista.

Comissão externa
Ainda nesta terça-feira (10), as bancadas da oposição apresentaram um requerimento na Presidência da Câmara, solicitando a instalação de uma comissão externa para verificar in loco as condições de Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde o político se encontra detido desde o último sábado (7).

Entre as justificativas listadas no documento, estão: o diálogo captado durante o voo que transportou o ex-presidente a Curitiba, no qual um dos interlocutores se refere ao petista como “lixo”; a agressão a apoiadores do político nos arredores da Superintendência da PF, no sábado; e a negativa da Justiça de autorizar a visita de nove governadores a Lula nesta terça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?