Após novos vazamentos, Moro tuíta em latim: “Um pouco de cultura”

De acordo com dicionário da língua, a frase significa: "As montanhas partejam, nascerá um ridículo rato"

Igo Estrela/MetrópolesIgo Estrela/Metrópoles

atualizado 24/06/2019 10:31

Após novos vazamentos de conversas com o procurador Deltan Dallagnol, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, usou o Twitter para “um pouco de cultura”. Em latim, escreveu a frase: “Parturiunt montes, nascetur ridiculus mus”. De acordo com dicionário da língua, o registro significa: “As montanhas partejam, nascerá um ridículo rato”.

Nas mensagens reveladas pela Folha, em parceria com o site The Intercept Brasil, Moro e Dallagnol articulavam, em 2016, maneiras de evitar o desgaste do então juiz da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) por causa de divulgação de planilhas com nomes de políticos.

Internautas e personalidades, como a nadadora Joanna Maranhão e a jornalista Barbara Gancia, comentaram o post de Moro na rede social.

Greenwald: “Convencido de sua própria nobreza”

Em um dos diálogos, o ministro chama manifestantes do Movimento Brasil Livre (MLB) de “tontos” ao classificar um protesto do grupo contra o ministro do Supremo Teori Zavascki, morto em acidente aéreo em janeiro de 2017.

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald, editor do Intercept Brasil, comentou a frase em latim tuitada por Moro. “Quando você se torna tão convencido de sua própria nobreza e benevolência que vê suas impropriedades e corrupção como trivialidades, e usa o latim para demonstrar as alturas em que você reside”, alfinetou.

Últimas notícias