metropoles.com

Alcolumbre reage a comentários homofóbicos sobre vídeo com o pai

Presidente do Senado apontou onda de intolerância no episódio e prometeu que Congresso atuará para criminalizar atos do tipo

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. Metrópoles
SENADO-APROVA-PREVIDÊNCIA-3
1 de 1 SENADO-APROVA-PREVIDÊNCIA-3 - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), reagiu, nesta segunda-feira (17/02/2020), aos comentários e memes com um vídeo que circula nas redes sociais em que ele dança com o pai, Samuel José Tobelem. Ele prometeu, ainda, que o Congresso Nacional deve buscar “dados e evidências” sobre “surtos de intolerância” e buscar caminhos para criminalizar atos de ódio.

Segundo ele, o vídeo é antigo e foi gravado durante um Carnaval de rua. Nas imagens, Davi está na rua, dançando, enquanto Samuel brinca e faz carinho no filho, de pé em um degrau acima dele.

O vídeo desencadeou comentários homofóbicos e críticas por suposta quebra de liturgia do cargo que ele ocupa. O blogueiro Allan dos Santos, do site Terça Livre, aliado dedicado do presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, publicou o vídeo perguntando: “Que encouchada (sic) é essa?”.

“É inacreditável que algumas pessoas sejam tão desrespeitosas que se sintam no direito de agredirem, sem mais nem menos, a imagem de um pai feliz em um momento de descontração com o filho”, afirmou o presidente do Senado, acrescentando que, embora, “como figura pública”, não costume se abater com ataques do tipo, se sentiu na “obrigação de filho em defender meu pai”.

O democrata afirmou que o episódio exemplifica como uma “crescente onda de intolerância, preconceito e desrespeito toma conta das redes sociais”.

“Um vídeo antigo meu, dançando Carnaval de rua com meu pai, está sendo editado e espalhado pelas redes sociais, de forma criminosa, com mensagens machistas, homofóbicas e antissemitas. Todos os dias, em algum lugar, alguém é ofendido gratuita e injustificadamente nas redes sociais. Definitivamente, o mundo não precisa disso”, escreveu o presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?