metropoles.com

“Não há espaço para retrocesso autoritário”, diz Alcolumbre

Presidente do Senado repudiou declarações de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre chance de “novo AI-5” contra “radicalização da esquerda”

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. Metrópoles
SENADO-APROVA-PREVIDÊNCIA-3
1 de 1 SENADO-APROVA-PREVIDÊNCIA-3 - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) repudiou, em nota, a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de que o governo de seu pai, Jair Bolsonaro (PSL), poderia responder eventual “radicalização da esquerda” com “novo AI-5“. “É um absurdo ver um agente político, fruto do sistema democrático, fazer qualquer tipo de incitação antidemocrática”, declarou o político do Amapá.

Alcolumbre lembrou que, como senador e presidente do Congresso, prestou juramento à Constituição Federal: “E ciente da minha responsabilidade, trabalho diariamente pelo fortalecimento das instituições, convicto de que o respeito e a harmonia entre os poderes é o alicerce da democracia, que é intocável sob o ponto de vista civilizatório”.

“É lamentável que um agente político, eleito com o voto popular, instrumento fundamental do Estado democrático de direito, possa insinuar contra a ferramenta que lhe outorgou o próprio mandato”, pontuou, acrescentando que “não há espaço para que se fale em retrocesso autoritário”.

Além de Alcolumbre, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também repudiou as declarações. O democrata classificou a fala do herdeiro do mandatário da República como “repugnante”. “A apologia reiterada a instrumentos da ditadura é passível de punição pelas ferramentas que detêm as instituições democráticas brasileiras. Ninguém está imune a isso. O Brasil jamais regressará aos anos de chumbo”, assinalou o político fluminense.

Confira a íntegra da nota:

“Como presidente do Congresso Nacional da República Federativa do Brasil, honro a Constituição Federal do meu país, à qual prestei juramento, e ciente da minha responsabilidade, trabalho diariamente pelo fortalecimento das instituições, convicto de que o respeito e a harmonia entre os poderes é o alicerce da democracia, que é intocável sob o ponto de vista civilizatório.

É lamentável que um agente político, eleito com o voto popular, instrumento fundamental do Estado democrático de Direito, possa insinuar contra a ferramenta que lhe outorgou o próprio mandato.

Mais do que isso: é um absurdo ver um agente político, fruto do sistema democrático, fazer qualquer tipo de incitação antidemocrática. E é inadmissível esse afronta à Constituição.

Não há espaço para que se fale em retrocesso autoritário. O fortalecimento das instituições é a prova irrefutável de que o Brasil é, hoje, uma democracia forte e que exige respeito.”

Davi Alcolumbre
Presidente do Congresso Nacional

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?