metropoles.com

Polícia Federal faz operação para combater núcleo financeiro do PCC

Suspeitos movimentavam mais de 400 contas bancárias para gerenciar as contribuições para a facção criminosa em todo o país

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Polícia Federal
polícia-federal2
1 de 1 polícia-federal2 - Foto: Reprodução/Polícia Federal

A Polícia Federal realiza, na manhã desta terça-feira (06/08/2019), a Operação Cravada para desarticular o núcleo financeiro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). O grupo, que atuava nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre, Roraima, Pernambuco e Minas Gerais, era responsável por recolher, gerenciar e distribuir dinheiro para o financiamento de crimes.

Os agentes cumprem 30 mandados de prisão e 55 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal de Piraquara, no Paraná, em diversos municípios brasileiros, inclusive dentro do presídio de Valparaíso, em São Paulo.

A investigação da PF começou em fevereiro de 2019, após agentes identificarem a existência de um núcleo financeiro da facção dentro da Penitenciária Estadual de Piraquara (PR). Esse grupo gerenciava as contribuições para o PCC em todo o país.

O núcleo repassava o dinheiro à organização por meio de contas bancárias — mais de 400 em todo o país — para a compra de armas e entorpecentes, além do fornecimento de transporte e da manutenção da estadia de integrantes do PCC e de familiares perto dos presídios. A movimentação chegou a R$ 1 milhão, segundo a PF.

Os suspeitos poderão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, entre outros.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações