metropoles.com

Ceará demite primeiro policial militar por participação em motim

Servidor disse que foi ao quartel por “curiosidade”, mas Controladoria considerou a ação como uma “afronta à disciplina militar”

atualizado

Compartilhar notícia

JOÃO DIJORGE/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Motim de PMs no Ceará
1 de 1 Motim de PMs no Ceará - Foto: JOÃO DIJORGE/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Pouco mais de um ano após o motim organizado por policiais militares do Ceará, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD) demitiu o primeiro servidor envolvido. A punição foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (23/6).

O policial expulso é Raylan Kadio Augusto de Oliveira. Segundo a publicação, a justificativa é “supostamente, ter aderido ao movimento grevista, ocorrido no período de 18/2/20 a 1º/3/20”.

Na época, o soldado estava há um ano e oito meses na Corporação quando se juntou aos amotinados no quartel do 18º BPM. Ele afirma que foi por curiosidade e que agiu com imprudência.

A CGD considerou a ação uma “afronta à disciplina militar”. “O comportamento do acusado mostrou-se incompatível com o que se espera de um profissional inclinado para a missão da segurança pública, tendo em vista o seu manifesto descompromisso com a função inerente ao seu honroso cargo”, diz a CGD.

A última denúncia feita sobre o caso envolve 14 policiais militares, incluindo dois tenentes-coronéis que têm cargos de confiança no comando do Policiamento Metropolitano de Fortaleza.

Há também uma acusação contra os policiais envolvidos no momento que o senador Cid Gomes foi baleado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?