metropoles.com

Acampamentos do MST na Bahia são alvos de operação da PF

Ao todo, foram ocupados aproximadamente 1.727 hectares (19 lotes). “Desocupação ocorre de maneira pacífica”, garante PF

atualizado

Compartilhar notícia

divulgação/ PF
acampamento-MTST-alvo-da-PF
1 de 1 acampamento-MTST-alvo-da-PF - Foto: divulgação/ PF

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta segunda-feira (25/11/2019), mandados de reintegração de posse em favor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A ação é feita em áreas ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Os alvos são os Acampamentos Irani I, Irani II e Abril Vermelho. As áreas ficam nos municípios de Juazeiro (BA) e Casa Nova (BA).

O início da invasão ocorreu em 2012, quando o espaço foi destinado ao projeto de irrigação Salitre. Nesse mesmo ano, a Codevasf entrou com ação judicial pedindo a reintegração de posse.

A decisão foi expedida pela Justiça Federal de Juazeiro (BA). O tribunal também determinou ao Incra o assentamento das pessoas que ocupavam irregularmente a área.

“A desocupação ocorre de maneira pacífica em todas as áreas, sem confronto entre invasores e policiais”, informou a PF, em nota à imprensa.

A Codevasf disponibilizou ônibus para conduzir as pessoas até à nova área e caminhões. O objetivo é transportar os pertences e bens pessoais à localidade de assentamento.

Compartilhar notícia