PMSP terá câmeras de segurança no uniforme até agosto, anuncia gestão Doria

Em meio a aumento de denúncias de abuso pela polícia, agentes serão vigiados para averiguar a conduta em procedimentos de abordagem

atualizado 13/07/2020 15:44

João Doria, governador de SPReprodução

Em meio a novas denúncias de abuso por parte de policiais militares em São Paulo, o governador do estado, João Doria (PSDB), anunciou, nesta segunda-feira (13/7) que um novo equipamento será fornecido aos PMs até agosto. Segundo o coronel Alvaro Camilo, secretário executivo da Polícia Militar (PM), câmeras serão instaladas nos uniformes dos agentes, para diminuir os registros de abusos durante protocolo de abordagem.

“Duzentas câmeras estarão funcionando aqui em São Paulo até o fim de julho, começo de agosto. São as primeiras 200. A ideia é que todo policial na rua tenha a sua câmera, até pra provar a sua ação e a ação contrária, e onde houve erro, [para que] não tenha dúvida no agir. E isso servirá até de prova de defesa no futuro para os próprios policiais”, informou Camilo à imprensa.

Desde o início da gestão do tucano, cerca de 220 policiais foram expulsos em São Paulo. Segundo Doria, foi solicitado ao Secretário de Segurança Pública, o general João Campos, um novo treinamento às equipes de rua e de todo o efetivo.

“Um programa de retreinamento, o programa Retreinar, para atender coronéis, tenentes-coronéis, majores, capitães, tenentes e sargentos da Polícia Militar do estado de São Paulo, iniciando no comando, no quartel-general, que fica no bairro da Luz, e, depois, na Academia do Barro Branco, pra que possamos retreinar todo o comando das nossas polícias para evitar que este 1% de maus policiais, que insistem em utilizar a violência desnecessária junto à população, possam compreender que isso não é aceitável”, declarou, em coletiva de imprensa.

Para ele, a polícia de São Paulo é modelo a ser seguido em todo o Brasil. “Não há e não haverá nenhuma condescendência com violência policial sob qualquer justificativa. São Paulo tem mais de 85 mil policiais militares, mais de 20 mil policiais civis compondo as melhores polícias do Brasil, as mais bem treinadas”, opinou.

0

Nos últimos dias, registros de abuso de PMs viralizaram na internet. Entre os excessos, um menino de 19 anos desmaiou após ser estrangulado por um policial durante abordagem em Carapicuíba, nesse domingo (22/07).

Nas imagens, é possível ver o agente usando  técnicas de estrangulamento até o garoto apagar. Primeiro, um militar pressiona o peito do jovem com o joelho e, em seguida, ao retomar a consciência, ele é novamente estrangulado até ficar jogado no chão.

De acordo com Camilo, o caso está em análise, mas procedimentos de imobilização são “necessários” para proteger a vida dos policiais.

Últimas notícias