PM do Rio apreende quase 50 toneladas de maconha em bunker concretado. Vídeo
Corporação realizou uma apreensão histórica no Complexo da Maré: 48 toneladas de maconha foram confiscadas
atualizado
Compartilhar notícia

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) realizou uma das maiores apreensões de drogas do país. Na madrugada desta quarta-feira (8/4), equipes de militares localizaram cerca de 48 toneladas de maconha, além de confiscarem cinco fuzis e quatro pistolas no Complexo da Maré. Veja:
“Com apoio dos cães farejadores, as equipes localizaram cerca de 48 toneladas de maconha, além de apreenderem 05 fuzis e 04 pistolas, e recuperarem 26 veículos roubados, entre carros e motocicletas, na comunidade da Nova Holanda, no Complexo da Maré”, disse a PMERJ, em nota.
O carregamento estava escondido em uma laje de construção abandonada e está avaliado em aproximadamente R$ 50 milhões, gerando um enorme prejuízo ao tráfico. A ação contou com atuação decisiva do Batalhão de Ações com Cães.
A apreensão histórica é resultado de uma operação em combate às facções das comunidades Nova Holanda e Parque União, ambas situadas no Complexo da Maré. Além do recolhimento de drogas e armas, 26 veículos roubados foram recuperados, entre eles carros e motocicletas.
De acordo com a PMERJ, esta é a maior apreensão de drogas do país. Em comunicado, a corporação esclarece que o recorde anterior pertencia a uma operação que ocorreu em Mato Grosso do Sul, em 2021, quando 36,5 toneladas de entorpecentes foram confiscadas.
A corporação ainda informou que a ação no Complexo da Maré reuniu 250 militares do Comando de Operações Especiais (COE), do Comando de Polícia Especializada e do 22º BPM (Maré).
Cães fundamentais em apreensão histórica; tiroteio em meio à operação
Segundo a PMERJ, as drogas foram localizadas com auxílio de cães farejadores, treinados para encontrar armas e drogas pelo olfato.
“Os agentes observaram a mudança de comportamento do cão Hulck, da raça pastor belga de malinois, em uma construção, que funcionava como bunker do tráfico. Nesse mesmo local, estavam escondidos quatro fuzis e quatro pistolas”, informou a corporação.
Todo o material foi retirado em cerca de cinco horas com o auxílio de quatro caminhões. Durante a operação, uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi atacada por faccionados armados, o que marcou o início do confronto.
No decorrer do tiroteio, um suspeito foi atingido e socorrido ao Hospital de Bonsucesso, onde permanece internado sob custódia. Com ele, o quinto fuzil foi apreendido.








