Plano de segurança para posse do Congresso será revisado e reforçado

Governo do DF prepara policiamento reforçado para posse de deputados e senadores. Novo secretário de Segurança vai comandar operação

atualizado 30/01/2023 8:35

Forças de segurança do Distrito Federal montam esquema de proteção da Esplanada dos Ministérios, postados na Praça dos Três Poderes para manifestações bolsonaristas. Na imagem, diversos veículos aparecem parados em frente ao STF - Metrópoles Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal vai realizar, nesta segunda-feira (30/1), a revisão do plano de segurança para a posse de deputados federais e senadores no Congresso Nacional. O evento acontece no dia 1º de fevereiro.

“Hoje faremos a revisão do plano de segurança para a posse dos congressistas. O secretário de segurança pública do DF, Sandro Avelar, estará presente e comandará a execução no dia 1º, tudo em perfeita harmonia”, escreveu o interventor Ricardo Cappelli no Twitter.

A segurança da posse dos congressistas vai ser a primeira operação de Sandro Avelar, que substitui Cappelli, após mais de 20 dias de intervenção.

Segurança reforçada

A previsão é de que a Esplanada dos Ministérios seja fechada totalmente na posse dos deputados e senadores na próxima quarta-feira (1º/2).

Embora o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, tenha falado que não há previsão de manifestações com centenas ou milhares de pessoas, o governo federal e do DF avaliaram que reforçar a segurança é prudente.

Essa atenção maior à segurança da posse se deve ao protesto violento promovido por bolsonaristas no dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Mais lidas
Últimas notícias