metropoles.com

PF deflagra operação contra falsos pescadores em fraude do seguro-defeso

Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA) é pago aos trabalhadores em época de proibição da pesca para preservação da fauna marinha

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PF
a0600-bddf-limpo-14092021-frame-234602
1 de 1 a0600-bddf-limpo-14092021-frame-234602 - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (14/9), a Operação Retomada, contra um grupo que atua em fraudes no benefício de Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), conhecido como seguro-defeso.

Cerca de 60 policiais federais participaram da ação, que cumpriu oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal.

As investigações revelaram a existência de uma associação criminosa que fraudava requerimentos de seguro-defeso há mais de 5 anos. Foram, inclusive, encontrados indícios de que representantes de Colônias de Pescadores faziam parte do esquema criminoso.

Até o momento, a investigação revelou o pagamento indevido de 35 benefícios, em um prejuízo de R$ 848.964,05. A estimativa, no entanto, é de que esse valor possa ser de R$ 34 milhões e envolver aproximadamente 1,5 mil pessoas.

Caso as acusações sejam comprovadas, os criminosos podem responder por estelionato majorado e associação criminosa, com penas que podem variar de 3 a 8 anos.

O seguro-defeso é pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) aos pescadores profissionais artesanais durante o período de defeso, quando a pesca é proibida para a preservação de determinadas espécies.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?