metropoles.com

PE: policiais militares são suspeitos de matar indígena a pauladas

Polícia Civil investiga a morte de Edinaldo Manoel de Souza, de 61 anos, morador da Aldeia Olho D’Água do Padre, no interior do estado

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/WhatsApp
edinaldo-manoel-de-souza
1 de 1 edinaldo-manoel-de-souza - Foto: Reprodução/WhatsApp

A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de um homem indígena em Carnaubeira da Penha, no interior do estado, na última quarta-feira (15/6). Segundo lideranças da região, Edinaldo Manoel de Souza, de 61 anos, teria sido agredido até a morte com pauladas por policiais militares.

Relatos da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) apontam que o crime ocorreu durante uma abordagem na frente da casa onde a vítima morava, na Aldeia Olho D’Água do Padre, localizada na Terra Indígena Atikum. Ele teria sido questionado sobre a posse de uma espingarda.

“Ao responder que não possuía espingarda nenhuma, um policial deu um tapa violento no tórax da vítima e quanto mais os policiais perguntavam e Edinaldo negava a propriedade de uma espingarda, mais ele apanhava”, informou a Apoinme nas redes sociais.

Confira a nota:

Edinaldo teria sido agredido até desmaiar, quando foi levado por agentes envolvidos na ação a um hospital da cidade. Contudo, não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada na unidade de saúde.

Manifestação

A morte de Edinaldo gerou indignação entre os povos indígenas da região de Atikum. Eles foram às ruas em protesto pela vítima.

Veja:

Em resposta à manifestação, o comissário da Polícia Civil garantiu que o caso está sendo investigado pelas autoridades.

“Trabalhamos de acordo com a lei, a nossa delegacia está de portas abertas para receber a comissão de vocês. O delegado responsável já está ciente do caso. A dor de vês também é nossa”, afirmou.

Em nota, a entidade informou que um inquérito policial foi instaurado para apurar o fato, e que foram realizadas diligências, incluindo oitivas de familiares da vítima, vizinhos e lideranças indígenas.

O Ministério Público de Pernambuco também foi acionado pra auxiliar nas investigações, a partir de perícias criminais, realizadas pela Polícia Científica.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?