Participação de Moro em evento de direito é vetada após causar revolta

O ex-ministro da Justiça ia coordenar o painel "O Papel do Setor Privado em Políticas Anticorrupção e de Integridade"

atualizado 21/06/2021 11:31

Ex-ministro Sergio MoroRafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-ministro da Justiça Sérgio Moro causou revolta em professores universitários na última semana ao anunciar sua participação no 3º Encontro Virtual do Conpedi, o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito do Brasil. Moro ia coordenar o painel “O Papel do Setor Privado em Políticas Anticorrupção e de Integridade”, mas a repercussão de sua presença foi tão negativa que a agenda foi cancelada.

A primeira manifestação contra Moro ocorreu neste sábado (19/6), quando professores divulgaram um texto criticando a conduta do ex-juiz na Lava Jato. “Àquele que encarna o que há de mais desprezível nas violações da Constituição, a coordenação de uma atividade para que defenda seus métodos e seus pressupostos ideológicos”, afirmaram.

Em suas redes sociais, o professor Ricardo Lodi, da pós-graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), também protestou. “É um desrespeito a todos os pesquisadores em Direito do Brasil a realização da mesa que o Conpedi está anunciando para o seu 3º Encontro virtual, intitulada ‘O Papel do Setor Privado em Políticas Anticorrupção e de Integridade’, coordenada por ninguém menos do que o sr. Sergio Moro, que desacreditou os esforços do sistema de Justiça no combate à corrupção, a partir de uma atuação reconhecidamente parcial”.

Outra crítica em relação ao ex-ministro foi a empresa que patrocinou o painel ao qual ele conduziria, a Apsen. A fabricante é uma das principais produtoras de cloroquina no país, medicamento apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas que tem ineficácia comprovada no combate à Covid-19, de acordo com cientistas no mundo todo.

No domingo (20/6), a organização do evento anunciou que “em virtude da repercussão gerada em torno da programação do 3º Encontro Virtual do CONPEDI, a entidade, em comum acordo com seu parceiro institucional, resolve por atualizar a programação das atividades atendendo as manifestações expressas nas redes sociais da entidade”.

Mais lidas
Últimas notícias