metropoles.com

Operação da PF registra maior apreensão de madeira nativa da história

A ação Handroanthus GLO, em parceria com o Ministério Público Federal, apreendeu ao menos 131,1 mil metros cúbicos de madeira nativa

atualizado

Compartilhar notícia

Uma operação da Polícia Federal na divisa entre Pará e Amazonas resultou na maior apreensão de madeira nativa ilegal da história do país: foram 131,1 mil metros cúbicos.

Batizada de Handroanthus GLO, a ação confiscou madeira suficiente para a construção de 2.620 casas populares e teve atuação do Ministério Público Federal.

O título da operação faz referência ao nome científico do Ipê, planta que costuma ser vendida ilegalmente na região norte do país, e à Garantia da Lei e da Ordem (GLO), legislação que autoriza a atuação das Forças Armadas no combate a crimes ambientais.

Segundo informações da Polícia Federal, os dados da apreensão ainda são preliminares, e uma nova perícia será feita com apoio do Exército Brasileiro para contabilizar o número de madeira retida.

As investigações começaram em novembro, após a apreensão de 3 mil metros cúbicos de madeira com documentação irregular em Parintins (AM), que haviam sido retiradas do Pará.

Por meio dessas informações, foram analisadas imagens de satélite e realizados voos de helicóptero na região investigada. Foram identificados 40 locais que continham madeira ilegal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?