metropoles.com

Onda de calor chega ao fim, enquanto Sul segue enfrentando chuva

Fim da intensa onda de calor começa com a formação de uma frente fria no Sul do país, associada a um ciclone extratropical

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Sol se põe atrás de nuvens calor - Metrópoles
1 de 1 Sol se põe atrás de nuvens calor - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O calorão que atingiu o país nos últimos dia está com os dias contados. A intensa e longa onda de calor que se instalou sobre o Brasil neste mês de setembro, com temperaturas registradas na casa dos 40°C, começa a se dissipar com a formação de uma frente fria no Sul, associada a um ciclone extratropical e o enfraquecimento do grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o Centro-Oeste e Sudeste.

De acordo com o Climatempo, o ciclone se forma sobre o mar e se afasta rapidamente da Região Sul, enquanto a frente fria avança na direção de São Paulo e ao Mato Grosso do Sul. A previsão é de que as temperaturas fiquem mais amenas até domingo (1º/10).

Recorde de calor

No entanto, é importante lembrar que o encontro da frente fria com o calor, aumento o risco de temporais. Conforme o Climatempo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo podem registrar 40°C ou mais nesta quarta-feira, mas o calorão começa a ir embora nesta quinta (28/9).

Na quinta, sexta e no fim de semana, as pancadas de chuva vão ocorrer em praticamente toda a Região Sudeste e as temperaturas voltam ao normal.

No Centro-Oeste, o vento frio trazido pela frente fria em Mato Grosso do Sul causa grande diminuição do calor. O enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica permite a formação de nuvens carregadas de sobre Mato Grosso e Goiás e as pancadas de chuva voltam a ocorrer nesta quarta. Mas tem mais chuva até o fim de semana e assim as temperaturas voltam a para patamares de calor normal.

Durante a onda de calor, 11 capitais brasileira bateram os recordes de calor. Veja quais:

  • São Paulo: 36,5°C – 24/09
  • Rio De Janeiro: 39,9°C – 24/09
  • Belo Horizonte: 37,5°C – 25/09
  • Curitiba: 33,1°C – 24/09
  • Campo Grande: 37,6°C – 22/9
  • Cuiabá: 42,0°C – 25/09
  • Goiânia: 39,3°C – 24/09
  • Brasília: 34,8°C – 25/09
  • Teresina: 40,2°C – 25/9
  • Palmas: 39,6°C – 25/09 – igualou recorde
  • Brasília: 34,8°C – 25/09

Fim de onda de calor e chuva no Sul

Já o Sul do Brasil, segue sendo castigado pela chuva. De acordo com o Climatempo, nesta quarta-feira ocorre novamente uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai, gerando grandes áreas de instabilidade que vão se organizar no decorrer do dia como uma nova frente fria e um outro ciclone extratropical.

O tempo fica muito instável em todo Sul do Brasil e há risco de chuva forte nos três estados.

Em quase toda a Região Sul,  a quarta-feira será um dia com bastante nebulosidade e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora do dia.  Períodos com sol podem acontecer preferencialmente sobre o Paraná.  A única área onde não deve chover será no oeste e parte do sul do Rio Grande do Sul,  região onde estão Uruguaiana, São Luiz Gonzaga e Bagé.

Na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, a chuva deve ir parando ao longo da tarde e a noite da quarta-feira já será sem chuva.

Há o alerta para ressaca entre a região de Mostardas (RS) e Laguna (SC).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações