metropoles.com

“Nossas instituições são fortalezas”, diz Arthur Lira em post genérico

O presidente da Câmara fez uma série de publicações no Twitter na manhã deste sábado (10/7) após uma semana turbulenta em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Igor Estrela/Metrópoles
Arthur Lira
1 de 1 Arthur Lira - Foto: Igor Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), publicou neste sábado (10/7), em suas redes sociais, uma série de posts com críticas a “declarações públicas” e “oportunismo” contra as instituições brasileiras.

Em tuítes enigmáticos e sem direcionamento específico, Lira enalteceu “as instituições” no momento em que o país enfrenta a pandemia e o desemprego.

Veja o post:

Lira também fez referência às eleições de 2022, sugerindo que o eleitor dará o “veredito” sobre o próximo presidente do Brasil. “O nosso compromisso é e continuará sendo trabalhar pelo crescimento e a estabilidade do país.”

Semana controversa

Os posts do presidente da Câmara vêm no fim de uma semana com embates abertos entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente do TSE e ministro do STF, Luís Carlos Barroso, por causa do voto impresso, assim como discussões o Congresso Nacional e as Forças Armadas.

Barroso divulgou nota na sexta-feira (9/7) na qual chama de “lamentáveis quanto à forma e ao conteúdo” as falas do presidente Jair Bolsonaro nas quais o chefe do Executivo federal ameaça com a não realização de eleições em 2022, caso não haja voto impresso. Ele diz que “a realização de eleições, na data prevista na Constituição, é pressuposto do regime democrático. Qualquer atuação no sentido de impedir a sua ocorrência viola princípios constitucionais e configura crime de responsabilidade”.

Por outro lado, Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid-19, criticou alguns militares porque o nome deles apareciam constantemente no colegiado. Então, os três comandantes das Forças Armadas e o ministro da Defesa, general Braga Netto, enviaram nota “em tom de alerta” contra Aziz.

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) procurou Braga e o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. E disse que vai buscar conversar com os comandantes da Marinha, o comandante de Esquadra, Almir Garnier Santos, e da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Júnior.

Compartilhar notícia