Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

No último dia, Senado aprova MP que amplia tarifa social de energia

Medida perderia a validade no final do dia desta quarta (17/9). Famílias que se enquadram nas regras da medida terão conta de luz gratuita

17/09/2025 20:59, atualizado 17/09/2025 22:31
Compartilhar notícia
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
imagem colorida mostra plenário do senado federal - metrópoles

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (17/9), o substitutivo da Medida Provisória 1.300/2025 que amplia a tarifa social na conta de luz. O projeto foi aprovado na Câmara às pressas e sob pressão, já que a medida perderia a validade no final do dia desta quarta.

Primeiro, foi aprovado o texto-base, em um placar de 49 votos a favor e 3 contra. Depois, os senadores votaram destaques propostos pelo Partido Liberal (PL), mas todos foram rejeitados.

Pelo texto, famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que consumam até 80 kWh por mês, terão conta de luz gratuita. Trata-se de uma das principais apostas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para alavancar a popularidade.

Texto desidratado para facilitar tramitação

Com o prazo apertado, o texto foi sucessivamente desidratado para facilitar a tramitação. Inicialmente, a MP também propunha mudanças no setor elétrico, como o mercado aberto de energia.

Os trechos sem acordo foram retirados na Comissão de análise, no começo do mês, mas também houveram mudanças na Câmara dos Deputados, como a criação de novas modalidades de tarifas.

O projeto também dá isenção parcial para famílias que tem entre meio e um salário mínimo por pessoa e que consumam até 120 kWh por mês. Ao todo, deverão ser beneficiadas 100 milhões de pessoas, segundo dados do governo.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters