metropoles.com

No Acre, porta de avião abre durante voo e é segurada por passageiros

Vídeo mostra passageiros se revezando para segurar a porta. “E nem água com açúcar deram quando pousou”, reclamou um deles, sobre empresa

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/redes sociais
Porta de avião abre durante o voo
1 de 1 Porta de avião abre durante o voo - Foto: Reprodução/redes sociais

Passageiros de um avião de pequeno porte, pertencente a uma empresa de táxi aéreo do Acre, passaram por um enorme susto nessa quinta-feira (14/4), quando a porta da aeronave se abriu em pleno voo. Apesar do terror da situação, eles se mobilizaram para puxar a porta e se revezaram para segurá-la durante cerca de 20 minutos, até o pouso em Rio Branco, capital do estado. Ninguém ficou ferido.

O incidente foi reportado para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica que apura esse tipo de ocorrência no Brasil, mas ainda não há informações oficiais.

A aeronave havia partido de Jordão, no interior do Acre, às 12h30, e chegou ao Aeroporto Internacional de Rio Branco às 14h.

Havia 10 passageiros no avião, além de piloto e copiloto. A porta abriu, segundo o relato de testemunhas, na parte final do voo, quando a aeronave já começava a reduzir a altitude para se aproximar do aeroporto de destino.

As testemunhas relataram à imprensa acreana que cabos de aço que seguram a porta se romperam, tirando a sustentação do equipamento. Esse cabo chegou a bater na hélice esquerda do avião, um bimotor. O modelo e prefixo do avião não foram divulgados.

Veja o momento em que os passageiros se unem para segurar os cabos e manter a porta fechada:

“O corrimão que é de corrente encostou na hélice e chegou a bater. Antes que acontecesse qualquer outra coisa, o piloto cortou o motor, que é previsto dentro do manual. Tudo isso que aconteceu está previsto dentro do manual do fabricante da aeronave”, relatou, em entrevista ao G1, Ricardo Lima engenheiro aeronáutico e representante da empresa Rio Branco Táxi Aéreo.

“Nem água com açúcar”

“Ouvimos um barulho, impacto grande, um estrondo e o vento entrando dentro do avião. De uma hora para outra a hélice do lado direito parou, o piloto desligou. Um rapaz foi na frente do avião, o copiloto também saiu e foi para a porta”, disse. “Creio que ficaram segurando a porta por uns 20 minutos. A empresa não explicou o que aconteceu, se foi algo grave, se o avião poderia ter caído, se era uma falha aceitável. Nem uma água com açúcar ofereceram, nada”, completou o passageiro.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?