Nikolas se manifesta sobre punição de deputados por motim na Câmara

Deputados federais Zé Trovão, Marcel Van Hattem e Marcos Pollon foram suspensos por dois meses devido a participação em motim bolsonarista

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Imagem colorida do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) - Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) se manifestou nessa terça-feira (5/5) sobre a suspensão por dois meses dos mandatos dos deputados federais Zé Trovão (PL-SC), Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS). Os parlamentares foram punidos pelo Conselho de Ética da Câmara devido à participação no motim bolsonarista que obstruiu os trabalhos da Mesa Diretora, ocorrido em agosto do ano passado.

Por meio de uma publicação no X, Nikolas afirmou que a decisão marcou um “dia vergonhoso para o Parlamento” e que vai trabalhar para reverter a punição.

Supensão por motim

Os processos contra os três parlamentares da oposição foram abertos a partir de pedidos apresentados pela Mesa Diretora da Câmara. Nos requerimentos, foi apontada quebra de decoro durante um protesto em 6 de agosto, quando os acusados impediram o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de ocupar a cadeira dele no plenário.

A reunião da comissão começou por volta das 13h e durou cerca de oito horas, com sucessivas tentativas de obstrução da oposição, que apresentou requerimentos e pediu adiamentos para travar a pauta.

Ainda assim, o presidente do Conselho de Ética, Fabio Schiochet (União Brasil-SC), insistiu em levar o caso a voto na mesma sessão e manteve os trabalhos até a deliberação.

Os deputados, entretanto, não perdem os mandatos de forma imediata. A defesa pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em até cinco dias úteis após a publicação da decisão no Diário da Câmara. O colegiado tem igual prazo para analisar o recurso e, se a CCJ o rejeitar, o caso segue para decisão final do plenário da Câmara.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?