Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Eleições 2026Brasil

"Não temos indicativo de interferência internacional", diz Nunes Marques

Kassio Nunes Marques divulgou prévia do balanço das eleições neste domingo (4/10). Ele disse que não há indicativo de interferência de fora

04/10/2026 14:20, atualizado 04/10/2026 15:08
Antonio Augusto/Secom/TSR
Presidente do TSE visita CICCN - Nunes Marques e Andrei PF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, afirmou, neste domingo (4/10), que não há indicativo concreto de interferência internacional nas eleições brasileiras.

“Vamos falar do momento atual, até o momento, não temos nenhum indicativo concreto de interferência internacional”, disse, durante entrevista.

“Sobre embaixada: sempre que existe um acirramento, um país pode suspender as atividades diplomáticas. O nosso indicativo das equipes que monitoram riscos não apontam nenhum tipo de risco. Nós não temos nenhum relatório da PF, da Abin, que aponte nenhum tipo de risco. Não recebemos nenhum indicativo concreto”, acrescentou.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Balanço parcial

Nunes Marques disse que, até o momento, a eleição transcorre de forma “bastante exitosa”, com apenas 0,2% das urnas do país substituídas. O ministro destacou que a votação está transcorrendo “normalmente” nas seções.

O magistrado também agradeceu à ministra Cármen Lúcia, a quem ele sucedeu na Corte, pela preparação da Justiça.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

“Como vocês sabem, o dia de hoje só é possível em razão de uma longa preparação que antecede o período eleitoral. Antes de fazer um resumo, queria fazer uma homenagem, com justiça, à ministra Cármen Lúcia, que foi quem iniciou toda essa preparação para as eleições de 2026”, declarou.

“Não temos indicativo de interferência internacional”, diz Nunes Marques - destaque galeria
4 imagens
Ministro Kassio Nunes Marques, presidente do TSE
Ministro divulgou balanço da Corte neste domingo
Nunes Marques diz que votação ocorre normalmente
Presidente do TSE negou suspeita de interferência externa nas eleições
1 de 4

Presidente do TSE negou suspeita de interferência externa nas eleições

Antonio Augusto/Secom/TSR
Ministro Kassio Nunes Marques, presidente do TSE
2 de 4

Ministro Kassio Nunes Marques, presidente do TSE

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ministro divulgou balanço da Corte neste domingo
3 de 4

Ministro divulgou balanço da Corte neste domingo

Letícia Guedes/Metrópoles
Nunes Marques diz que votação ocorre normalmente
4 de 4

Nunes Marques diz que votação ocorre normalmente

Lorena Pacheco/ Metrópoles

“Teremos com certeza uma eleição exitosa, mas esse êxito também precisamos dividir com os servidores e com a ministra”, acrescentou.

O magistrado disse ainda que as informações parciais indicam que R$ 380 mil em espécie foram apreendidos neste domingo e 59 pessoas foram conduzidas a delegacias por suspeita de crime eleitoral, das quais 25 foram pegas em flagrante.

Sobre as chuvas severas no Paraná fizeram com que o eleitor fosse mais tarde às unidades de votação, Nunes Marques ressaltou que esse quadro é comum e que há geradores de energia.

“Em relação às seções eleitorais, tudo está funcionando normalmente, todas as urnas. Nós temos geradores e baterias suficientes para concluir todo o processo de votação e transmissão [dos resultados]”, disse.

Dados do TSE

  • Mais de 6 milhões de novas emissões do e-título;
  • Foram mais de 15 milhões de consultas aos locais de votação;
  • Mais de 3 milhões de justificativas;
  • 1.121 urnas foram substituídas, total de 0,2%.