metropoles.com

Mourão sobre caso das joias: “Corda vai arrebentar no lado mais fraco”

O ex-vice presidente afirmou que o caso das joias é “complicado”. “Fica difícil tecer alguma consideração sem ter dados”, disse

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
general mourão faz careta
1 de 1 general mourão faz careta - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-presidente Hamilton Mourão afirmou, nessa quinta-feira (9/3), que o caso das joias sauditas envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro “é complicado”. Para ele, “a corda vai acabar arrebentando no lado mais fraco”, atingindo aliados do ex-chefe do Planalto.

A declaração foi dada após o ex-vice ter sido questionado sobre a atuação do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, que teria intermediado a entrega de pedras preciosas.

Apesar de, agora, comentar o caso, o general afirma que é “muito chato tecer alguma consideração” sobre o assunto “sem ter todos os dados”.

Joias sauditas

Nessa quinta-feira (9/3), o Tribunal de Contas da União (TCU) proibiu Bolsonaro de usar, dispor ou vender as joias da Arábia Saudita até o fim das investigações.

O TCU abriu investigação para apurar se houve tentativa de descumprir as regras de entradas de bens no país e “afronta à diferenciação do que seja bem público e do que seja bem pessoal”.

Os presentes dos sauditas incorporados ao acervo pessoal do ex-presidente são parte de um estojo com relógio, caneta, abotoaduras, um tipo de rosário e anel da marca de luxo suíça Chopard.

Além disso, outro lote de joias, avaliadas em mais de R$ 16 milhões (incluindo colar, brincos, anel e relógio), também foi enviado ao ex-presidente e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por meio da comitiva liderada por Bento Albuquerque.

Apesar das quatro tentativas de resgatar as peças, envolvendo o gabinete presidencial de Bolsonaro, três ministérios (Economia; Minas e Energia; e Relações Exteriores) e militares, os itens continuam retidos na Receita. O caso agora é investigado pela Polícia Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?