metropoles.com

Mourão comemora aprovação da vacina: “Anvisa fez excelente trabalho”

Por unanimidade, a agência autorizou neste domingo (17/1) o uso emergencial dos imunizantes contra Covid-19, Coronavac e Oxford/AstraZeneca

atualizado

Compartilhar notícia

Bruno Batista/ VPR
Vice-presidente Hamilton Mourão
1 de 1 Vice-presidente Hamilton Mourão - Foto: Bruno Batista/ VPR

Um dia após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial da Coronavac e Oxford/AstraZeneca, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), comemorou a decisão e afirmou que a “Anvisa fez um excelente trabalho”.

“Há três meses, eu disse que nós teríamos vacina, que seria aprovada. A Anvisa fez o excelente trabalho dela, temos duas vacinas aprovadas. Vacina contratada para, até o fim do ano, vacinar 70% da população brasileira e consequentemente chegaremos numa situação, ao fim deste ano, com liberdade de manobra em relação a essa pandemia”, disse nesta segunda-feira (18/1).

Apesar da aprovação da vacina, Mourão defendeu a continuidade das medidas de proteção contra o novo coronavírus. “Faço minhas as palavras do almirante Barra Torres [diretor-presidente da Anvisa], ontem [domingo], quando ele disse que ‘não é porque a pessoa tomou a vacina hoje, que amanhã pode estar na rua sem as medidas de proteção'”, salientou Mourão.

Mourão colocou a retomada econômica como medida mais urgente depois da imunização da população brasileira. “O próprio ministro Pazuello falou isso na semana passada, leva um tempo para a vacina fazer seus efeitos. Agora, é seguir aí nas regras estabelecidas, os diferentes grupos, ninguém furar fila, não haver uma falta de solidariedade e consequentemente nós resolveremos esse problema. O principal que vem depois é resolver a questão econômica do país, de modo que a gente consiga retornar uma situação melhor de emprego para o nosso povo e o país entre num ciclo de crescimento”, avaliou.

Início da vacinação

Oministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que vai antecipar o início da campanha de vacinação contra o coronavírus para esta segunda-feira, às 17h. A princípio, Pazuello havia divulgado que a imunização seria iniciada na próxima quarta-feira (20/1), em todo o país. Segundo o ministro, esse tempo entre a distribuição e a aplicação seria necessário para que os estados se organizassem e começassem a imunização de forma simultânea.

Sobre a distribuição imediata do imunizante, Mourão ainda afirmou que, quanto antes, melhor. “Quanto antes começar melhor, as vacinas estão sendo distribuídas hoje. A ideia é que a partir de quarta-feira os diferentes estados comecem a vacinar, é óbvio que esse primeiro lote vai permitir entre 15% e 20% daquele grupo um, mas a partir daí começam a chegar os próximos lotes e julgo que pelos cálculos que estão sendo feitos que, a partir de abril, a gente entra num modo contínuo de vacinação”, declarou.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?