metropoles.com

Anvisa decide no domingo sobre uso emergencial das vacinas de Oxford e Coronavac

Prazo final para resposta da agência reguladora sobre os pedidos de liberação feitos pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan acaba em 18/1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/ Metrópoles
O diretor da Anvisa diz que devemos fazer tudo ao nosso alcance
1 de 1 O diretor da Anvisa diz que devemos fazer tudo ao nosso alcance - Foto: Michael Melo/ Metrópoles

O início da vacinação no Brasil pode ser decidido no próximo domingo (17/1), de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em nota distribuída nesta terça (12/1), o órgão regulador informa que na data haverá uma reunião da diretoria colegiada para deliberar sobre os pedidos de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 feitos até aqui.

O prazo da Anvisa para dar uma resposta à Fiocruz – que é parceira da AstraZeneca no Brasil para a produção da vacina de Oxford – e ao Butantan – que pede a liberação da Coronavac – termina na próxima segunda (18/1). Para que a decisão saia ainda no domingo, o órgão aguarda documentos que estão faltando ou servirão de complemento aos que já foram entregues.

Caso seja concedida a autorização de uso emergencial, os imunizantes estarão liberados para serem aplicados na população brasileira. Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o país estará pronto para começar a campanha de vacinação contra o novo coronavírus até quatro dias após ser dado sinal verde do órgão regulatório.

Porém, com o registro em caráter de urgência, só podem ser imunizados grupos de risco, que serão acompanhados para avaliação de efeitos colaterais e eficácia dos imunizantes. Para que a campanha de vacinação em massa seja iniciada, é preciso o registro definitivo, o que nenhuma empresa solicitou até o momento.

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?