Mourão: Brasil alcançou “resultado satisfatório” no combate ao desmatamento

Mourão fez a declaração durante o programa de rádio Por Dentro da Amazônia, mas não apresentou dados ambientais

atualizado 21/12/2020 12:24

Bruno Batista/ VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou em seu programa de rádio, Por Dentro da Amazônia, na manhã desta segunda-feira (21/12), que o Brasil alcançou “alguns resultados satisfatórios” no combate ao desmatamento da Amazônia.

Sem apresentar dados, o vice-presidente disse que houve redução nas taxas de desmatamento ao longo dos últimos meses. Mourão também declarou que o presidente Bolsonaro tem “na cabeça a firme decisão de colocar a Amazônia no caminho do desenvolvimento”.

0

No começo do mês, Mourão afirmou que o aumento de 9,5% na taxa de desmatamento na Amazônia, divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tratava-se, na verdade, de uma “tendência de queda”.

Na época, segundo o Inpe, a área desmatada foi 9,5% maior do que os 10.129 km² registrados em igual período anterior, entre agosto de 2018 e julho de 2019.

“Nós estamos com uma tendência de queda, desde maio, quando iniciamos a Operação Verde Brasil. Tínhamos a expectativa de dar 20% acima do ano passado, deu 9,6%. Vamos continuar na pressão. Queremos chegar onde desejamos. Qual é o desejado? Que só haja o desmatamento permitido dentro da legislação, os 20% de cada propriedade, que não ocorra nada em unidade de conservação, em terra indígena nem em terra pública”, argumentou o vice-líder na ocasião da divulgação da taxa de desmatamento pelo Inpe.

Últimas notícias