Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Motta defende discussão de nova CNH para reduzir custos de emissão

Presidente da Câmara, Hugo Motta se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan FIlho, na manhã desta quinta-feira (30/10)

30/10/2025 10:49, atualizado 30/10/2025 10:56
Compartilhar notícia
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante sessão no plenário Metropoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu, nesta quinta-feira (30/10), a discussão sobre a obrigatoriedade de autoescolas na formação de motoristas com a nova modalidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a fim de reduzir custos para tirar a carteira nas categorias A e B.

“Compreendo como uma discussão necessária, principalmente no sentido de reduzir os custos para tirar a carteira nas categorias A e B, que pode chegar a R$ 5 mil. Além disso, milhões de brasileiros conduzem sem habilitação”, escreveu no X.

Motta recebeu o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), na reunião de líderes, na manhã desta terça-feira (30/10).

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O projeto prevê que o candidato solicite a abertura do processo de forma digital, pelo aplicativo ou pelo site do Detran, ou presencialmente em um dos postos. Todo o andamento da solicitação poderá ser acompanhado pela internet, por meio do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

As mudanças anunciadas pelo governo federal no processo de emissão da CNH têm sido duramente criticadas por empresas de autoescola, já que o texto autoriza a contratação de instrutores autônomos credenciados e libera que as aulas teóricas sejam on-line.

O prazo da consulta pública para enviar sugestões está aberto até 2 de novembro de 2025. Basta acessar o Participa + Brasil e clicar na consulta desejada.