Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Morre aos 77 anos a ex-deputada Sandra Starling, fundadora do PT

Professora, advogada e política, ela foi a primeira mulher a se candidatar ao governo de Minas Gerais, em 1982

15/12/2021 11:02
Compartilhar notícia
Reprodução/Redes Sociais
Sandra Starling

Ex-deputada federal e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT), Sandra Starling morreu aos 77 anos, na noite dessa terça-feira (14/12), em Belo Horizonte. Ela estava internada desde o último sábado (11/12), depois de várias crises convulsivas, e sofreu uma parada cardíaca.

A professora, advogada e política deixa o marido, três filhos e cinco netos. A família informou que não haverá velório, porque, em vida, ela doou o corpo para estudos à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sandra Starling deixou o PT em 2010. Ela foi a primeira mulher a se candidatar ao governo de Minas Gerais, em 1982.

Entre 1987 e 1991, exerceu mandato de deputada estadual e, depois, deputada federal por duas vezes, entre 1991 e 1999. Em 1993, foi secretária municipal de Educação de Belo Horizonte.

Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sandra foi nomeada secretária-executiva do Ministério do Trabalho, quando foi comandado por Jaques Wagner.

Também foi professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG e da Pontifícia Universidade Católica em Minas Gerais (PUC Minas).

A bancada do PT na Assembleia Legislativa de Minas Gerais divulgou uma nota em homenagem a Sandra Starling.

“Poderíamos falar que a Sandra Starling foi a primeira mulher candidata ao governo de Minas. Que foi fundadora do PT, deputada estadual por quatro anos e líder do partido na Câmara. Ou que foi professora de uma geração de humanas e inspiração de tantas outras. Mas preferimos dizer da coragem dela, da franqueza e da fortaleza. De seu legado de mulher guerreira na política, na rua, em casa. E que ficará para sempre do lado esquerdo do peito. Sandra Starling, presente”, diz o texto.

Morre aos 77 anos a ex-deputada Sandra Starling, fundadora do PT - destaque galeria
3 imagens
O ex-presidente Lula ainda não afirmou se vai concorrer ao cargo público
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O ex-presidente Lula ainda não afirmou se vai concorrer ao cargo público
2 de 3

O ex-presidente Lula ainda não afirmou se vai concorrer ao cargo público

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
3 de 3

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Rafaela Felicciano/Metrópoles