Moraes nega pedido de defesas e mantém dois “kids pretos” na prisão

As defesas de Mário Fernandes e Rodrigo Bezerra de Azevedo entraram com petição no STF para reverter a prisão preventiva em cautelares

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Alexandre de Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais 7 réus por trama golpista STF Metropoles
1 de 1 Alexandre de Moraes vota para condenar Bolsonaro e mais 7 réus por trama golpista STF Metropoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quarta-feira (17/9), os pedidos das defesas do general Mário Fernandes e do tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo e manteve os militares em prisão preventiva.

Os dois “kids pretos” (da tropa de elite do Exército) são réus na ação penal que investiga uma tentativa de golpe contra a vitória eleitoral de Lula em 2022.

No pedido feito ao STF no começo de setembro, a defesa de Mário Fernandes solocitou que fosse concedido a prisão domiciliar ao militar. Um dos argumentos da defesa foi o benefício da domiciliar concedido ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No entanto, a prisão domiciliar de Bolsonaro foi decretada no Inquérito 4995—que apura obtrução— e não na ação penal do golpe.

Moraes nega pedido de defesas e mantém dois “kids pretos” na prisão - destaque galeria
2 imagens
Rodrigo Bezerra Azevedo, um dos militares alvos da Operação Contragolpe
Moraes nega pedido de defesas e mantém dois “kids pretos” na prisão - imagem 1
1 de 2

Isac Nóbrega/PR
Rodrigo Bezerra Azevedo, um dos militares alvos da Operação Contragolpe
2 de 2

Rodrigo Bezerra Azevedo, um dos militares alvos da Operação Contragolpe

Reprodução

Mario está preso desde novembro de 2024 e é réu na ação penal que investiga uma suposta trama golpista para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder. Fernandes atuou na Secretaria-Geral da Presidência da República durante o governo de Bolsonaro. Ele foi preso em 19 de novembro de 2024, no âmbito da Operação Contragolpe, investigação que evidenciou a existência de um suposto grupo que teria articulado o sequestro e a morte de autoridades no fim de 2022.

“Panefone”

Azevedo, um dos integrantes do grupo conhecido como “kids pretos” e envolvido no plano para tentar matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está preso em Brasília e foi detido em uma operação da Polícia Federal (PF) em novembro do ano passado. Em dezembro, a irmã do militar tentou entrar na prisão com um fone de ouvido e um cabo USB escondidos dentro de uma caixa de panetone.

O “kid preto” está preso nas instalações do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB) desde novembro e teve as visitações suspensas após a irmã dele levar equipamentos eletrônicos escondidos em uma caixa de panetone como presente.

Em 28 de dezembro, a irmã do tenente-coronel tentou entrar no batalhão do Exército com uma caixa de panetone. Porém, ao passar pelo detector de metais, durante verificação de itens, o alarme foi acionado.

Nesse momento, o Pelotão de Investigações Criminais (PIC) questionou Dhebora Bezerra de Azevedo sobre o que havia na caixa. Ela, então, disse haver um fone de ouvido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?