Moraes citou fuga de Zambelli e Ramagem em decisão sobre Bolsonaro
Ministro também mencionou a evasão de Eduardo Bolsonaro aos EUA para cometimento de crimes. O ex-presidente foi preso pela PF neste sábado
atualizado
Compartilhar notícia

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes citou a fuga dos deputados Carla Zambelli (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ) em sua decisão sobre a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã deste sábado (22/11). O magistrado também mencionou a mudança do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para os Estados Unidos a fim de seguir com o “cometimento de crimes”.
“É importante destacar que o corréu Alexandre Rodrigues Ramagem, a sua aliada política Carla Zambelli, ambos condenados por esta Suprema Corte; e o filho do réu, Eduardo Nantes Bolsonaro, denunciado pela Procuradoria-Geral da República no Supremo Tribunal Federal, também se valeram da estratégia de evasão do território nacional, com objetivo de se furtar à aplicação da lei penal”, destacou o ministro do STF.
Zambelli e Ramagem já estão condenados no STF. No caso de Zambelli, o julgamento transitou em julgado, ou seja, não cabem recursos. Já no caso do colega, os últimos recursos ainda estão em análise. A parlamentar de São Paulo foi condenada por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enquanto o deputado do Rio foi condenado na ação da trama golpista contra o resultado das eleições de 2022.
Zambelli está presa na Itália, depois de fugir do Brasil. Já Ramagem foi visto nos Estados Unidos nesta semana, e sua prisão preventiva foi decretada por Moraes. Ele deve ser inserido na lista de fugitivos da Interpol em breve, a pedido da Polícia Federal (PF).
Bolsonaro descumpriu medidas cautelares
Bolsonaro foi levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal na manhã deste sábado. O ex-mandatário estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto deste ano. A medida foi adotada devido ao descumprimento de cautelares, entre elas, uma tentativa de violação da tornozeleira eletrônica à 0h08 deste sábado.
Moraes também apontou para o risco de o ex-mandatário poder chegar rapidamente ao Setor de Embaixadas Sul, em Brasília.
“Importante destacar, ainda, que o condomínio do réu está localizado a cerca de 13 km (treze quilômetros) do Setor de Embaixadas Sul de Brasília/DF, onde fica localizada a embaixada dos Estados Unidos da América, em uma distância que pode ser percorrida em cerca de 15 (quinze) minutos de carro”, escreveu Moraes.
