metropoles.com

Ministro Luiz Fux faz desabafo ao se despedir da presidência do STF

Magistrado lamentou em discurso: “Não houve um dia sequer em que a legitimidade de nossas decisões não tenha sido questionada”

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles
1 de 1 Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Luiz Fux comandou, nesta quinta-feira (8/9), a última sessão de julgamentos do plenário em sua gestão na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). O biênio de Fux na presidência da Corte (2020/2022) se encerra na próxima segunda-feira (12/9), quando passará o cargo para a ministra Rosa Weber.

Em seu discurso, Fux lamentou as mortes durante a pandemia de Covid-19, falou dos desafios da Corte com o cenário virtual e as vitórias conquistadas durante sua atuação.

O ministro, no entanto, lamentou ataques ao STF e disse que a Corte não viveu “um só dia sem ter a legitimidade de suas decisões questionadas”:

“Não bastasse a pandemia, nos últimos dois anos a Corte e seus membros sofreram ataques em tons e atitudes jamais vistos na história do país. Não houve um dia sequer em que a legitimidade de nossas decisões não tenha sido questionada, seja por palavras hostis, seja por atos antidemocráticos”, lamentou o ministro, que assumiu a presidência após 42 anos de carreira jurídica.

Fux ainda continuou em seu discurso de despedida: “Mesmo em face das provocações mais lamentáveis, esta Corte jamais deixou de trabalhar altivamente, impermeável às provocações, para que a Constituição permanecesse como a certeza primeira do cidadão brasileiro, o ponto de partida, o caminho e o ponto de chegada das indagações nacionais”, disse.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?