metropoles.com

Ministro informa tema da redação do Enem e internautas reagem: “Jesus”

Publicação feita por Milton Ribeiro no Twitter gerou uma série de comentários. “Graças a Deus não fiz Enem este ano”, escreveu internauta

atualizado

Compartilhar notícia

Isac Nóbrega/PR
Posse do ministro do MEC Milton Ribeiro no planalto
1 de 1 Posse do ministro do MEC Milton Ribeiro no planalto - Foto: Isac Nóbrega/PR

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, publicou em seu perfil no Twitter o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (21/11), e recebeu uma série de reações imediatas dos internautas.

O tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” foi o escolhido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pelas reações na internet, muitos foram pegos de surpresa e consideraram difícil o assunto.

Veja algumas reações: 

Uma internauta chegou a dar graças a Deus por não precisar mais fazer o Enem e disse, ainda, que não saberia como discorrer sobre o tema escolhido. Já outro apontou que trata-se de um assunto difícil para alunos de ensino médio.

A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo e com até 30 linhas. O material oferece textos de apoio para compreensão e entendimento dos estudantes.

O texto precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista e os critérios de correção estão detalhados na Cartilha do Participante.

Entre as razões que podem zerar a nota no exame em função da redação estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?