Ministro informa tema da redação do Enem e internautas reagem: “Jesus”

Publicação feita por Milton Ribeiro no Twitter gerou uma série de comentários. "Graças a Deus não fiz Enem este ano", escreveu internauta

atualizado 21/11/2021 16:41

Posse do ministro do MEC Milton Ribeiro no planaltoIsac Nóbrega/PR

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, publicou em seu perfil no Twitter o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (21/11), e recebeu uma série de reações imediatas dos internautas.

O tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” foi o escolhido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pelas reações na internet, muitos foram pegos de surpresa e consideraram difícil o assunto.

Veja algumas reações: 

Uma internauta chegou a dar graças a Deus por não precisar mais fazer o Enem e disse, ainda, que não saberia como discorrer sobre o tema escolhido. Já outro apontou que trata-se de um assunto difícil para alunos de ensino médio.

A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo e com até 30 linhas. O material oferece textos de apoio para compreensão e entendimento dos estudantes.

O texto precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista e os critérios de correção estão detalhados na Cartilha do Participante.

Entre as razões que podem zerar a nota no exame em função da redação estão: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

0

Mais lidas
Últimas notícias