metropoles.com

“Ministério dos Povos Indígenas é internacional”, diz Sonia Guajajara

O presidente Lula criou o Ministério dos Povos Indígenas para garantir a participação efetiva das comunidades no governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Foto colorida da ministra Sonia Guajajara - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da ministra Sonia Guajajara - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol), afirmou, em entrevista ao Metrópoles, que o Ministério dos Povos Indígenas é uma pasta internacional, tendo em vista a importância da proteção dos territórios originários para a segurança climática do globo.

“Estamos muito confiantes de que é um ministério que veio para ficar. Tanto que a gente fala que o nosso ministério é considerado o ministério internacional por toda a amplitude e por todo esse trabalho que os povos indígenas fazem, não só para nós, mas para o Brasil e para o mundo”, declarou Sonia Guajajara.

0

Já como presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu, durante a Convenção Mundial do Clima (COP-27), que ocorreu no Egito, a criação do então Ministério dos Povos Originários.

“Vamos criar o Ministério dos Povos Originários para que os próprios indígenas garantam a sua segurança, paz e sustentabilidade. Os povos originários devem ser protagonistas de sua preservação”, disse Lula à época.

Em 1º de janeiro, o governo Lula oficializou o Ministério dos Povos Indígenas, o primeiro na história que se dedicaria exclusivamente às demandas das comunidades originárias. Para comandar a pasta, o petista escolheu a então deputada federal Sonia Guajajara.

A ministra destacou ao Metrópoles que este primeiro ano de ministério foi dedicado, em grande parte, à estruturação e definição das diretrizes da pasta. Guajajara garante que o órgão será um “ministério articulador, também executor de políticas”.

Confira aqui a entrevista completa:

Terras indígenas e meio ambiente

Segundo o MapBiomas, uma rede de organizações da sociedade civil que trabalha em torno da questão ambiental, os territórios indígenas são a principal barreira para conter o avanço do desmatamento no país.

Nos últimos 30 anos, as terras indígenas perderam apenas 1% de sua vegetação nativa, enquanto, nas áreas privadas, esse percentual foi de 20,6%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?