Veja as primeiras imagens do satélite brasileiro Amazonia-1

Imagens foram produzidas após dois dias de testes com todos os subsistemas do satélite Amazonia-1

atualizado 12/03/2021 15:48

Imagem do satélite Amazonia-1, do InpeInpe/Divulgação

As primeiras imagens produzidas pelo satélite Amazonia-1 foram recebidas em 3 de março e divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nessa quarta-feira (12/3). Segundo o instituto, as cenas foram produzidas após dois dias de testes com todos os subsistemas do satélite.

De acordo com o Inpe, a câmera WFI foi ligada durante duas passagens diurnas sobre o Brasil. A primeira passagem, mais a leste, teve início às 9:57:27 e terminou às 10:08:27, horário local de Brasília. A segunda passagem, mais a oeste, começou às 11:35:27 e terminou às 11:47:57.

0

A imagens do aparelho, que tem resolução espacial de 68 metros, mostraram a cidade de São Paulo, o litoral e a região metropolitana, além do reservatório de Sobradinho e o Rio São Francisco e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O satélite está em fase de manobra para que seja levado a sua órbita nominal, até 15 de março. Depois das avaliações técnicas, que devem durar cerca de dois meses, o Amazonia-1 será declarado oficialmente operacional. As imagens feitas por ele vão ser colocadas à disposição da comunidade científica.

Lançado em 28 de fevereiro deste ano, na Índia, o Amazonia-1 é o primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, testado e operado pelo Brasil.

 

Últimas notícias