metropoles.com

Veja as primeiras imagens do satélite brasileiro Amazonia-1

Imagens foram produzidas após dois dias de testes com todos os subsistemas do satélite Amazonia-1

atualizado

Compartilhar notícia

Inpe/Divulgação
Imagem do satélite Amazonia-1, do Inpe
1 de 1 Imagem do satélite Amazonia-1, do Inpe - Foto: Inpe/Divulgação

As primeiras imagens produzidas pelo satélite Amazonia-1 foram recebidas em 3 de março e divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nessa quarta-feira (12/3). Segundo o instituto, as cenas foram produzidas após dois dias de testes com todos os subsistemas do satélite.

De acordo com o Inpe, a câmera WFI foi ligada durante duas passagens diurnas sobre o Brasil. A primeira passagem, mais a leste, teve início às 9:57:27 e terminou às 10:08:27, horário local de Brasília. A segunda passagem, mais a oeste, começou às 11:35:27 e terminou às 11:47:57.

0

A imagens do aparelho, que tem resolução espacial de 68 metros, mostraram a cidade de São Paulo, o litoral e a região metropolitana, além do reservatório de Sobradinho e o Rio São Francisco e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O satélite está em fase de manobra para que seja levado a sua órbita nominal, até 15 de março. Depois das avaliações técnicas, que devem durar cerca de dois meses, o Amazonia-1 será declarado oficialmente operacional. As imagens feitas por ele vão ser colocadas à disposição da comunidade científica.

Lançado em 28 de fevereiro deste ano, na Índia, o Amazonia-1 é o primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, testado e operado pelo Brasil.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?