Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Meio Ambiente

Ambientalistas querem barrar exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Documento assinado por 80 organizações, enviado a representantes do governo Lula, pede um estudo ambiental antes da exploração de petróleo

12/04/2023 17:50
Gustavo Moreno/Metrópoles
tanque no centro de Distribuição da Petrobras no SIA combustivel tanque gasolina alcool diesel

Representantes de 80 organizações da sociedade civil enviaram, nesta quarta-feira (12/4), um ofício que alerta ministérios e órgãos do governo federal para que não seja emitida licença de extração de petróleo e gás na Foz do Amazonas.

A Foz do Amazonas está localizada na Margem Equatorial, local apontado como rico em petróleo pela Petrobras na fronteira entre o litoral do Amapá e o Rio Grande do Norte. Com os recursos fósseis localizados em águas profundas e ultraprofundas, a estatal prevê um investimento de US$ 2 bilhões para explorar a região.

Para as organizações da sociedade civil, a busca de petróleo na Foz do Amazonas irá ampliar a extração de petróleo e gás natural em toda a Margem Equatorial Brasileira. “A abertura dessa nova fronteira exploratória é uma ameaça a esses ecossistemas e, também, é incoerente com os compromissos assumidos pelo governo brasileiro perante a população brasileira e a comunidade global”, aponta um trecho do documento.

Os ambientalistas defendem que a licença de exploração não ocorra antes de uma análise multidisciplinar, com abrangência regional, para verificar os possíveis impactos na extração do “novo pré-sal”.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Segundo as organizações, a costa amazônica é um local estratégico para a conservação da biodiversidade e caso a exploração seja autorizada sem avaliar os critérios técnicos ambientais, poderá afetar no aumento das emissões de gases de efeito estufa e retirar investimentos destinado a fontes de energia renováveis para campos de petróleo.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, defende a extração de combustíveis fósseis no local. A empresa planeja perfurar um poço a mais de 160 km do ponto mais próximo da costa e a mais de 500 km da Foz do Rio Amazonas.

Segundo a coluna do Guilherme Amado, no Metrópoles, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), alertou Jean Paul Prates que iria se posicionar contra a proposta de buscar petróleo na foz do Rio Amazonas.

Entre as organizações que assinaram o ofício estão:

  • ClimaInfo;
  • Greenpeace Brasil;
  • instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé);
  • Observatório do Clima;
  • Observatório do Petróleo e Gás (OPG);
  • OCEANA;
  • Vozes do Planeta;
  • WWF-Brasil;
  • Entre outros.