Marina faz balanço da gestão e passa bastão para Capobianco no MMA

Depois de mais de 3 anos, Marina Silva vai deixar o Ministério do Meio Ambiente e será substituída por João Paulo Capobianco

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Wilson Dias/Agência Brasil
Brasília (DF), 20/07/2023 – Secretário-executivo do MMAMC, João Paulo Capobianco e a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva na instalação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo Conselho de Desenvolvime
1 de 1 Brasília (DF), 20/07/2023 – Secretário-executivo do MMAMC, João Paulo Capobianco e a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva na instalação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo Conselho de Desenvolvime - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), encerra gestão à frente da pasta nesta quarta-feira (1º/4). Quem assumirá o cargo será o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco. A exoneração de Marina e a nomeação de Capobianco serão oficializadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta quarta.

Durante coletiva de imprensa em Brasília, a ministra fez um balanço da ações feitas no âmbito da agenda ambiental e climática desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2023. Marina ainda destacou que a gestão de Capobianco vai representar continuidade das políticas adotadas nos últimos anos.

“Marca uma passagem de função dentro da mesma agenda e da mesma gestão. O próprio anúncio oficial do ministério define esse momento como um novo início da pasta, garantindo a continuidade das políticas adotadas no governo do presidente Lula nos últimos anos. Capobianco colaborou com a execução dessa agenda como secretário-executivo”, afirmou a ministra.

Marina destacou os seguintes feitos do MMA nos últimos três anos:

  • Reconstrução e fortalecimento institucional do MMA, com aumento de 120% no orçamento em comparação a 2022;
  • Redução de 50% do desmatamento na Amazônia e de 32% no Cerrado desde 2022;
  • Mobilização de R$ 190 bilhões para impulsionar a transformação ecológica;
  • Criação e ampliação de 16 novas Unidades de Conservação federais; e
  • Elaboração do Plano Clima, que traça o caminho para que o país enfrente a crise climática até 2035, com foco em promover a justiça climática.

Quem é o novo ministro

Biólogo e aliado histórico de Marina Silva, Capobianco era secretário-executivo da pasta desde 2023 e atuava como principal responsável por transformar diretrizes políticas em ações práticas.

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (Unisa) e doutor em Ciência Ambiental pela USP, coordenou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) entre 2003 e 2008.

Atuou em organizações como a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Socioambiental (ISA). Capobianco esteve à frente da presidência da COP15 de Espécies Migratórias, realizada em Campo Grande (MS) nos dias 23 a 29 de março deste ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?