metropoles.com

Mandetta sobre decreto de Ibaneis: “Não é recomendação da Saúde”

Ministro não partiu para crítica aberta, mas sinalizou discordar de medida que suspendeu aulas e eventos com mais de 100 pessoas por 5 dias

atualizado

Compartilhar notícia

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta quarta-feira (11/03) que a determinação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de suspender as aulas por cinco dias por causa do coronavírus, “não é uma recomendação do Ministério da Saúde”.

O titular da pasta chamou a atenção para o perigo de deixar os estudantes sem ir à escola, uma vez que muitos pais trabalham e não têm com quem deixar os filhos. Então, os deixariam na casa de parentes, comumente avós. Os idosos são os mais vulneráveis à Covid-19, considerada uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.

“Tem que ter muito cuidado, porque caso essas crianças e adolescentes deixem de estar nas escolas e vão para as casas dos avós… Quem mais precisa de atenção são os idosos. Pode ser que passe uma semana e tenha transmissão sustentada e vão começar os casos dos idosos. Não é uma recomendação do Ministério da Saúde”, destacou, sinalizando discordância da decisão.

Mandetta não quis comentar se a decisão de Ibaneis pode gerar um efeito manada entre os outros estados. No entanto, lembrou que a decisão de cronograma escolar é dos governadores, mas que o papel do ministério é se preocupar com a saúde e proteger ao máximo os idosos.

Além disso, o ministro da Saúde admitiu que é “lógico” que o sistema de saúde será sobrecarregado com o avanço previsto nos casos. “Mas tem sistemas e sistemas. Temos sistemas hoje muitos bons, como as unidades de saúde básica.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?