metropoles.com

Mais de 19t de lixo são retirados de cartão postal do Rio de Janeiro

Estudos recentes mostram que 80% dos resíduos que chegam ao oceano têm origem em terra firme

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio
1 de 1 Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio - Foto: null

Rio de Janeiro – A Comlurb, a Subprefeitura da Zona Sul e o Instituto Mar Urbano promoveram na Urca, zona sul e um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, uma ação ambiental-educativa de conscientização pelo fim do plástico no oceano. Lá, recolheram 19,6 toneladas de lixo.

Garis retiraram sujeira das pedras, da areia das praias e do espelho d’água com um ecoboat no sábado (23/1). Cinco mergulhadores usaram cilindros de ar para limpar o fundo da Baía de Guanabara. O Corpo de Bombeiros também auxiliou os trabalhos, usando um bote e um jet sky.

Estudos recentes mostram que 80% do lixo que chega ao oceano têm origem em terra firme, impactando negativamente a vida marinha. Vale ressaltar que a região da Urca é um dos poucos pontos da Baía de Guanabara em que o cavalo marinho ainda pode ser encontrado na capital carioca.

A Comlurb atuou com 34 garis, sendo 30 na varrição, limpeza geral e remoção de resíduos na areia das praias da Urca e Vermelha, na Mureta, nas pedras e nas ruas do bairro. Uma equipe de garis alpinistas também participou, com equipamentos de rapel, para garantir a limpeza das pedras com mais segurança.

A ação ambiental-educativa deste sábado teve apoio da ONG Oceana Brasil, da OceanPact, Macau Dive e da Associação de Moradores da Urca (Amour).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?