metropoles.com

Maioria dos brasileiros é contra voto obrigatório, aponta Datafolha

A rejeição à obrigatoriedade do voto recuou em relação à pesquisa anterior do instituto, de 2015, quando atingiu 66%

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Funcionários do TRE preparam urnas eletrônicas para o dia das eleições de 202012
1 de 1 Funcionários do TRE preparam urnas eletrônicas para o dia das eleições de 202012 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

São Paulo – A maioria dos brasileiros é contra a obrigatoriedade do voto, segundo levantamento do Datafolha, divulgado neste domingo (27/12) pelo jornal Folha de S.Paulo. A pesquisa mostra que 56% dos entrevistados são contrários à imposição de medidas para comparecer às urnas, ante 41% que se dizem favoráveis a esse dever.

Na sondagem, 1% dos entrevistados não soube responder, e outro 1% se disse indiferente a respeito do tema. A margem de erro no levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No total, foram ouvidos 2.016 brasileiros adultos, entre os dias 8 e 10 de dezembro, por telefone celular em todas as regiões brasileiras.

A rejeição à obrigatoriedade do voto recuou em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 2015, quando atingiu 66%. Levantamentos feitos ao longo de 2014, ano eleitoral, mostram que a maioria também se dizia contrária à obrigatoriedade do voto. Em maio de 2010, foi registrado empate entre pessoas contrárias e favoráveis, com 48% cada.

Segundo o Datafolha, apenas em pesquisa de 2008, a maioria se dizia favorável ao voto, representando 53% dos entrevistados, ante 43% contrários.

Nas eleições municipais deste ano, a abstenção ficou em 23% no primeiro turno e em 29,5% no segundo, taxas superiores à média histórica. O maior índice de não comparecimento foi observado entre os jovens de 18 anos.

Neste pleito, a abstenção foi facilitada pela possibilidade de justificar a ausência por aplicativo de celular. Outro ponto que pode ter estimulado o não comparecimento é a pandemia do novo coronavírus.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?