metropoles.com

Lula volta a Brasília e se reúne com Múcio após troca no comando do Exército

Presidente Lula voltou de Roraima para se reunir com ministros da Defesa e Casa Civil. Pauta é exoneração de comandante do Exército

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida mostra Rui Costa (E), chefe da Casa Civil de Lula, e José Múcio, da Defesa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Rui Costa (E), chefe da Casa Civil de Lula, e José Múcio, da Defesa - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Brasília após visita ao povo Yanomami, em Roraima, no começo da noite deste sábado (21/1) e foi até o Palácio do Planalto. Lula vai se reunir com o ministro da Defesa, José Múcio, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A pauta é a mudança do comando do Exército Brasileiro.

O general Júlio César de Arruda foi exonerado, neste sábado (21/1), e o substituto escolhido para o cargo é o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

A demissão acontece um dia após a reportagem do colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles, revelar que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, operou uma espécie de caixa 2 com recursos em espécie que eram usados, inclusive, para pagar contas pessoais da primeira-dama Michelle Bolsonaro e de familiares dela.

Exclusivo: o caixa 2 de Jair Bolsonaro no Planalto

Segundo apuração do colunista Igor Gadelha, o estopim para a demissão do general Júlio César teria sido a recusa do militar em exonerar o tenente-coronel Mauro Cid do 1º Batalhão de Ações e Comandos, em Goiânia (GO).

A exoneração também ocorre um dia após o presidente ter se reunido com José Múcio e com os comandantes das Forças Armadas. O encontro ocorreu nessa sexta-feira (20/1), em meio à relação tensionada do atual presidente com militares, inflamada pelos atos antidemocráticos na Esplanada dos Ministérios, em 8 de janeiro.

Arruda foi escolhido por Lula para o comando do Exército e assumiu o posto de maneira antecipada e interinamente ao final do ano passado. Antes dele, a cadeira era ocupada por Marco Antônio Freire Gomes.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?