Lula sobre Enel: "Empresa não cumpriu nada que prometeu"
Declaração foi dada em evento que anunciou a renovação antecipada de 14 concessões de distribuidoras de energia. Enel reagiu a declarações

Sem citar nominalmente a Enel, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (8/5) que a “empresa da Itália que presta serviço ao Brasil” não cumpriu “nada do que prometeu” a ele e à primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
A empresa não teve a concessão renovada pelo governo federal.
A declaração foi dada durante evento de anúncio de investimentos no setor de energia e melhorias no programa Luz para Todos, em Brasília.
“Nós queremos exigir que as pessoas cumpram aquilo que tratamos. Estive na Itália, com o ministro, conversando com a primeira-ministra da Itália, conversando com empresa da Itália que presta serviço ao Brasil e a verdade nua e crua é que essa empresa não cumpriu nada que prometeu a mim e à primeira ministra da Itália. Nada”, declarou Lula.
A Enel está no centro de uma crise regulatória e política devido à sua atuação em São Paulo e é alvo de processos administrativos em curso na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa também opera na distribuição de energia no Rio de Janeiro e no Ceará, e o procedimento pode levar à cassação da concessão.
Em nota ao Metrópoles, a Enel reagiu às declarações do presidente e disse que “vem cumprindo integralmente todos os planos e compromissos assumidos por suas distribuidoras no país” (veja abaixo).
Durante o evento, o governo federal anunciou a renovação antecipada de 14 concessões de distribuidoras de energia elétrica. Em contrapartida, as empresas terão de investir R$ 130 bilhões no setor até 2030.
Entre as concessionárias contempladas estão Light, Equatorial, Neoenergia, CPFL, EDP e Energisa. Outras duas concessões já haviam sido renovadas anteriormente.
A medida abrange distribuidoras que atuam em 13 estados: Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, interior de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, as distribuidoras que tiveram as concessões renovadas assumiram compromissos com metas mais rígidas de qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.
Ainda de acordo com Silveira, a nova medida também amplia o poder de fiscalização da Aneel. “O país terá, agora – e aqui eu cobro da Anel – ferramentas para responsabilizar quem desrespeitar o consumidor brasileiro.”
O que diz a Enel
Por meio de sua assessoria, a Enel informou que tem realizado um volume recorde de investimentos em distribuição de energia no país, que somam R$ 11,7 bilhões nos últimos dois anos. “Apenas na área de concessão de São Paulo, os investimentos totalizaram quase R$ 5 bilhões nesse período, sendo R$ 2,8 bilhões em 2025, um crescimento superior a 70% em relação a 2023”, disse, em nota.
Desde 2024, a Enel Brasil afirma ter contratado mais de 3,8 mil profissionais para o reforço das operações de campo, dos quais 1,6 mil em São Paulo. Com isso, diz a empresa, o tempo médio de atendimento aos clientes da Enel São Paulo foi reduzido em cerca de 50% em 2025 em relação a 2023. “Os indicadores que medem a qualidade do serviço prestado pela companhia estão melhores do que a média de todas as distribuidoras do país”, acrescenta a concessionária.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles
Frequência de envio: Diário
Ver todas

