metropoles.com

Lula se reúne com presidente da Suíça e ex-premiê do Reino Unido em NY

Presidente Lula está em Nova York, onde fará tradicional discurso na ONU. Além dos líderes europeus, ele terá agendas com Biden e Zelensky

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert/PR
imagem colorida presidente lula e presidente da suiça - metrópoles
1 de 1 imagem colorida presidente lula e presidente da suiça - metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em visita oficial a Nova York (EUA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve as primeiras reuniões bilaterais da agenda, nesta segunda-feira (18/9), com o presidente da Suíça, Alain Berset, e com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Gordon Brown.

O mandatário brasileiro está em território norte-americano, onde fará o tradicional discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, na sede da ONU, nesta terça-feira (19/9).

Os dois encontros são as únicas agendas oficiais do mandatário na véspera do discurso na Organização das Nações Unidas (ONU). Nos demais horários, o chefe do Executivo federal se dedica à preparação do pronunciamento.

Esta será a oitava vez que Lula se dirigirá ao organismo da ONU, que reúne 193 países. Em 2010, o petista cancelou a ida ao organismo multilateral para se dedicar à campanha de Dilma Rousseff (PT).

Com o líder suíço, o presidente Lula conversou sobre as relações comerciais entre o Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, atualmente sob presidência rotativa brasileira, e a EFTA – zona de livre comércio de países europeus que não estão na União Europeia, formado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein –, que está em discussão na esfera diplomática.

Segundo o Planalto, no encontro de cerca de 40 minutos, os presidentes falaram sobre diversos assuntos, especialmente, os temas defendidos pelo Brasil durante a presidência do G20.

Berset afirmou que a Suíça viu com bons olhos a mudança na política brasileira sobre o meio ambiente e o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas. Nesse tema, os dois líderes destacaram a onda de calor incomum que atinge o Brasil nesta semana e falaram dos eventos climáticos extremos que aconteceram recentemente no Rio Grande do Sul e na Líbia.

O mandatário registrou o encontro com os líderes nas redes sociais. Com Brown, que foi premiê do Reino Unido entre 2007 e 2010 – período em que Lula também estava na presidência, o petista conversou sobre “a situação política na Europa e na América Latina”, e sobre as mudanças na atual conjuntura mundial.

Veja o registro dos encontros:

0

O presidente Lula aproveita a reunião de diversos chefes de Estado e governo em Nova York para o evento na ONU, e pretende realizar uma série de encontros bilaterais. Segundo o Planalto, o mandatário recebeu pelo menos 50 pedidos de encontros nesta visita aos Estados Unidos.

Além das duas agendas desta segunda, o titular do Palácio do Planalto tem agendas confirmadas com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na quarta-feira (20/9).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?