metropoles.com

Lula lamenta mortes em operação no Jacarezinho: “Ausência do Estado”

A Operação Exceptis, deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta-feira (6/5), deixou 25 mortos e é a mais letal da história do Rio de Janeiro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Lula
1 de 1 Lula - Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o Twitter, nesta quinta-feira (6/5), para lamentar as mortes ocorridas durante a Operação Exceptis, na comunidade do Jacarezinho (RJ). Para o político, os 25 óbitos não indicam “segurança pública, é ausência do Estado”.

No post, Lula ainda citou a situação do país na luta contra a Covid-19 e a fome. “Os brasileiros estão morrendo sem vacina, de fome e pela violência. Vidas brasileiras importam”, escreveu.

Levantamento realizado pelo Instituto Fogo Cruzado mostra que a ação, deflagrada pela Polícia Civil na favela é a mais letal da história do Rio de Janeiro. Até as 15h, 25 pessoas haviam sido mortas. Entre elas, um policial.

Ao justificar o ato, a corporação disse que a facção criminosa que atua no local age de forma semelhante a grupos terroristas, fazendo até o sequestro de trens da SuperVia. Segundo as investigações, os criminosos têm “estrutura típica de guerra”, com centenas de “soldados munidos com fuzis, pistolas, granadas, coletes balísticos, roupas camufladas e todo tipo de acessórios militares”.

Para a polícia, o grupo, considerado um dos quartéis-generais da facção Comando Vermelho, alicia crianças e adolescentes para praticar crimes, como tráfico de drogas, roubos e homicídios.

Até o início da tarde, seis pessoas tinham sido presas. Foram apreendidas muitas armas e até munição antitanque.

Lula lamenta mortes em operação no Jacarezinho: “Ausência do Estado” - destaque galeria
4 imagens
Operação contou com a participação de 250 policiais
Tiroteio em Jacarezinho
Munição e armas apreendidas na operação
André Frias, policial civil morto na operação
1 de 4

André Frias, policial civil morto na operação

Reprodução/Arquivo pessoal
Operação contou com a participação de 250 policiais
2 de 4

Operação contou com a participação de 250 policiais

JOSE LUCENA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Tiroteio em Jacarezinho
3 de 4

Tiroteio em Jacarezinho

BETINHO CASAS NOVAS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Munição e armas apreendidas na operação
4 de 4

Munição e armas apreendidas na operação

Divulgação/PCRJ

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?