Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Lula e Petro falarão de eleição na Venezuela e crise na América Latina

Presidente brasileiro visitará Bogotá na próxima terça-feira (16/4) e terá agendas com Gustavo Petro na quarta-feira (17/4)

14/04/2024 02:00, atualizado 14/04/2024 08:47
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva posa para a foto com o Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro no Palácio do Itamaraty - Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegará à Colômbia na terça-feira (16/4) e cumprirá agendas oficiais na quarta-feira (17/4), ao lado do mandatário local, Gustavo Petro. Em Bogotá, os presidentes deverão discutir questões da América Latina, como as eleições na Venezuela e a crise diplomática entre Equador e México.

Depois da conversa bilateral na Casa de Nariño, sede do governo colombiano, Lula e Petro deverão assinar alguns memorandos, com temas como o combate ao tráfico de pessoas, cooperação cultural e policial e desenvolvimento agrário, e seguem para uma declaração à imprensa. Em seguida, os presidentes terão um almoço na Casa de Nariño.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Na parte da tarde, é esperada a presença deles no encerramento de um fórum empresarial, com foco em infraestrutura e reindustrialização.

Já de noite, os presidentes partem para a solenidade de abertura da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo). O Brasil é o país homenageado neste ano no evento, que tem o tema “Ler a Natureza”. O escritor Ailton Krenak, recém-empossado imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), deve participar do evento.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

“Ao longo dos séculos, cada bioma brasileiro tem servido como uma rica fonte de inspiração para escritores, poetas e contadores de histórias, moldando narrativas que capturam a complexidade e a beleza da natureza”, diz a divulgação da Filbo. Dessa forma, há expectativa também para acordos entre Lula e Petro para a área amazônica.

Lula e Petro falarão de eleição na Venezuela e crise na América Latina - destaque galeria
4 imagens
Lula e Petro falarão de eleição na Venezuela e crise na América Latina - imagem 2
Lula e Petro falarão de eleição na Venezuela e crise na América Latina - imagem 3
Lula e Petro falarão de eleição na Venezuela e crise na América Latina - imagem 4
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, cumprimenta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto
1 de 4

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, cumprimenta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto

Tania Rego/Agência Brasil
Lula e Petro falarão de eleição na Venezuela e crise na América Latina - imagem 2
2 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles
Lula e Petro falarão de eleição na Venezuela e crise na América Latina - imagem 3
3 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles
Lula e Petro falarão de eleição na Venezuela e crise na América Latina - imagem 4
4 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles

Questões da América Latina

Na última semana, Petro encontrou com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Caracas. O colombiano não chegou a mencionar as eleições, marcadas para 28 julho, mas falou sobre a “estabilidade” política na região.

A manifestação ocorreu após candidatas de oposição serem impedidas de concorrer contra Maduro no pleito. Nos últimos meses, Lula moderou o tom sobre o assunto e classificou a situação como “grave”.

Também será pauta do encontro a invasão de forças equatorianas à Embaixada do México em Quito, no começo de abril. O governo mexicano rompeu relações diplomáticas com Quito após o episódio.

Em telefonema ao presidente do México, Lula chamou o caso de “grave ruptura do direito internacional” e se comprometeu a debater a questão com outras nações latino-americanas, inclusive na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).