metropoles.com

Lula: “Desoneração do jeito que eles querem é só para aumentar lucro”

Segundo o presidente Lula, levar a questão ao STF tinha como objetivo “sentar na mesa, negociar, e cada empresário dizer o que vai fazer”

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida de presidente Lula em discurso no Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de presidente Lula em discurso no Planalto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (7/5), querer negociar com empresários a questão da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.

“Desoneração do jeito que eles querem é só para aumentar o lucro. Queremos contrapartida. Quero desoneração para aumentar lucro ou para aumentar o salário dos trabalhadores?”, questionou, em entrevista ao programa Bom dia, presidente.

“Quando entramos na Suprema Corte, o objetivo é sentar na mesa, negociar, e cada empresário dizer o que vai fazer. Ninguém garante que vai manter o emprego. Não tem nada escrito, queremos apenas seriedade dos empresários”, ressaltou.

No fim de abril, o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu trechos da lei para prorrogar a desoneração da folha até 2027. Zanin atendeu a uma demanda da Advocacia-Geral da União (AGU) e atentou para um possível “desajuste significativo nas contas públicas e um esvaziamento do regime fiscal constitucionalizado”.

O Senado pediu revisão do despacho do ministro, sob o argumento de que os parlamentares, ao votarem favoravelmente à medida, estavam cientes do impacto nos gastos tributários.

Ainda em temas da economia, o chefe do Executivo mencionou a meta do déficit zero e disse ficar “irritado” com notícias nesse sentido.

Para o presidente, é preciso também considerar o “déficit social”. “Parem de olhar só para a conta bancária, olhem para o povo. Às vezes fico irritado quando vejo muita notícia de déficit fiscal, é uma discussão inócua de um país sério. Celeridade fiscal eu tenho e já provei”, falou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?