Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Lula: carro tem que se adequar "às condições de pagamento das pessoas"

Presidente Lula citou a queda em consumo de carros no país nos anos entre seu segundo mandato e o terceiro

14/08/2024 11:45
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente Lula participa da abertura da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação AI IA - Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, nesta quarta-feira (14/8), da necessidade de ajustar o preço dos carros para ampliar o acesso de compra também para a população mais pobre.

“É preciso que a gente adeque o carro para as condições de pagamento das pessoas. O brasileiro não se importa [com prestações]”, afirmou no evento Diálogos Capitais, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

E deu um exemplo: “Mesmo se o juro for zero, se a pessoa não tiver dinheiro ela não vai consumir”, completou.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Em fevereiro, na fábrica da Volkswagen, o chefe do Executivo anunciou que o setor automobilístico planeja investir R$ 41 bilhões na indústria nacional nos próximos anos.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

“Quando eu deixei a Presidência em 2010, a gente vendia 3 milhões de carros por ano. Quando voltei, 15 anos depois, a gente estava vendendo 1,8 milhão“, citou na CNI.

Lula culpa falta de “determinação política”

A explicação, segundo ele, é a falta de “determinação política”.

“O que aconteceu no país? As pessoas perderam o gosto de comprar carro? As indústrias pararam de produzir? Não, o que faltou foi determinação política de fazer as coisas acontecerem”, disse.

O presidente contou ter falado para CEOs de montadoras que “a única coisa que posso oferecer é consumidor para o carro de vocês.

“Se a gente melhorar as condições do povo pobre, de salário, a renda, você pode ficar certo que o povo vira consumidor. As pessoas querem ter um carrinho”.