Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

A premiê canadense, Lula explica cautela sobre eleições na Venezuela

"O mais importante é mantermos a América do Sul livre de conflitos, com prosperidade e harmonia", afirmou Lula para Justin Trudeau

13/08/2024 16:49, atualizado 13/08/2024 18:41
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Presidente da Repúplica Luiz Inácio Lula da Silva durante agenda de governo - Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta terça-feira (13/8), com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. A reunião ocorreu por telefone e, nela, ambos destacaram a necessidade por transparência do processo eleitoral na Venezuela.

“O mais importante é mantermos a América do Sul livre de conflitos, com prosperidade e harmonia”, afirmou o brasileiro. Lula também frisou os esforços do Brasil em cooperação com a Colômbia e o México para a “normalização da situação política” na Venezuela.

A necessidade de cautela em reconhecer qualquer resultado das eleições no país latino-americano seria por, segundo Lula, um “histórico de erros da comunidade internacional” com a Venezuela.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Essas inadequações seriam as sanções sofridas pela nação e o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente do país.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Na ligação, o presidente brasileiro aproveitou ainda para convidar Trudeau para a reunião de governos democráticos contra o extremismo, que deverá ser realizada às vésperas da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro nos Estados Unidos.

Eleição

Desde a eleição na Venezuela, o governo brasileiro evita fazer declarações sobre algum vencedor no pleito. A posição inicial era de aguardar as atas eleitorais para averiguar se é legítima a reeleição de Nicolás Maduro.

Celso Amorim, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, acompanhou o dia da eleição na Venezuela e falou à GloboNews ser “necessário algum tipo de conversa de mediação”, já que o opositor Emundo González contesta o resultado.

Lula e Maduro eram aliados de longa data, mas o presidente brasileiro iniciou um afastamento quando o mandatário venezuelano subiu o tom ao ameaçar um “banho de sangue” caso perdesse nas urnas.