Lula alfineta ACM Neto: “Gente branca querendo passar por negro”

Lula sinalizou que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto se autodeclarou pardo para conseguir votos da população negra na Bahia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula
1 de 1 Presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alfinetou o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, durante agenda em Minas Gerais, nesta quinta-feira (4/9). Em conversa com influenciadores mineiros, o petista relembrou a polêmica envolvendo o ex-prefeito de Salvador, que se autodeclarou pardo nas últimas eleições.

Lula afirmou que “tem gente branca querendo passar por negro” e citou o caso de ACM, que é neto do ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães. Para o chefe do Planalto, o político do União buscava angariar votos da população negra.

“Hoje, tem gente branca querendo passar por negro. O filho do Antônio Carlos Magalhães na Bahia, na campanha, autodenominou-se negro, na expectativa de ter o voto da maioria do povo baiano, que é negro”, destacou.

A declaração ocorre no momento em que as relações entre o governo Lula e o União se acirram. Na terça-feira (2/9), a direção da sigla, junto ao PP, anunciou o rompimento institucional com o Executivo e determinou que filiados que ocupam cargos no governo entreguem os postos.

A medida atinge, sobretudo, os ministros do Turismo, Celso Sabino (União-PA), e do Esporte, André Fufuca (PP-MA), que correm risco de expulsão caso se mantenham nos cargos.

Relembre o caso

Ex-prefeito de Salvador, ACM Neto causou polêmica nas eleições de 2022 ao se autodeclarar pardo no registro de candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na ocasião, o político disputava o governo da Bahia.

O caso gerou repercussão nas redes sociais. À época, o então candidato chegou a gravar um vídeo mostrando um documento oficial que o colocava como pardo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?