metropoles.com

TSE indefere candidatura de prefeito eleito em Bom Jesus de Goiás

A Corte determinou que uma nova eleição seja feita no município. Presidente da Câmara Municipal vai exercer o cargo provisoriamente

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Fachada tse eleicoes 2020
1 de 1 Fachada tse eleicoes 2020 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na sessão desta quinta-feira (3/12), o registro de candidatura do prefeito eleito Adair Henriques da Silva (DEM), que venceu a eleição em Bom Jesus de Goiás. Com isso, a Corte determinou que um novo pleito eleitoral seja feito no município.

Adair foi o candidato mais votado no primeiro turno, recebendo 50,26% dos votos válidos. Contudo, foi condenado por órgão colegiado da Justiça por delito contra o patrimônio público, em setembro de 2009.

Segundo Fachin, o prazo de inelegibilidade é de oito anos, e começou a ser contado a partir de 6 de maio de 2015 – ou seja, quando a condenação foi extinta e não quando ele foi sentenciado, em 2009 – só se esgotando, portanto, em maio de 2023.

Enquanto a nova eleição não é realizada, o TSE ordenou a convocação do presidente da Câmara Municipal, da legislatura que inicia no próximo ano, para exercer provisoriamente o cargo de prefeito na cidade.

A nova eleição vai ser organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), conforme decisão do ministro relator Edson Fachin, com data a ser divulgada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?